quinta-feira, 15 de abril de 2021

Cofap alerta para cuidados com as pastilhas de freio

pastilhas de freio Cofap

Superaquecimento das pastilhas de freio pode causar vitrificação, além de superaquecer o fluido, reduzindo drasticamente a capacidade de frenagem

 

As pastilhas de freio são os componentes que sofrem maior desgaste entre todos que compõem o sistema, fundamental para a segurança do veículo. Os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket explicam que as pastilhas são feitas de uma base metálica sobre a qual é depositado um composto produzido com diversos componentes especiais. Daí vem a sua característica: elevado coeficiente de atrito, o que permite reduzir a velocidade ou parar o veículo.

Ao pisar no pedal do freio, as pastilhas são comprimidas contra os discos, gerando uma força de atrito que reduz a rotação das rodas. Porém, isso consome o material da pastilha. Se ela for totalmente consumida, o atrito será bastante reduzido e a frenagem ficará comprometida.

Além disso, o atrito gera calor e, em condições específicas, esse calor pode comprometer a eficiência das pastilhas e até mesmo condená-las. É o caso de descidas de serra em ponto morto, quando o motorista precisa controlar a velocidade utilizando somente os freios, superaquecendo as pastilhas e causando o que se chama de vitrificação. Outro problema do calor é superaquecer o fluido de freio e reduzir sua eficiência.

Sinais de que pode haver desgaste excessivo nas pastilhas incluem: pedal do freio baixo e ruído excessivo ao frear. Nesses casos, a troca é importante para evitar que danifique também os discos de freio, que então precisariam ser retificados ou substituídos.

Ao fazer a substituição das pastilhas, faça sempre por eixo. Isto é, cada lado do mesmo eixo deve receber um novo jogo de pastilhas. O mesmo vale para outros componentes do sistema de freios, como lonas, tambores e cilindros, ainda utilizados nos eixos traseiros de muitos modelos de veículos.

Portfólio Cofap

A Cofap possui cerca de 450 códigos de pastilhas de freios, atendendo mais de 90% da frota nacional de veículos. Além disso, foram lançados recentemente 20 códigos para diversas montadoras nacionais como Audi, Chevrolet, Citroën, Caoa Chery, Fiat, Honda, Hyundai, Mercedes-Benz, Volkswagen, entre outras.

Confira os códigos:

  • PFC240021 (BMW Série 1, Série 3, X1 – traseira);
  • PFC030066 (Citroën Jumper, Fiat Ducato, Peugeot Boxer – dianteira);
  • PFC510003 (CAOA CHERY Tiggo 5X 1.5 a partir de 2019 – dianteira);
  • PFC510004 (CAOA CHERY Tiggo 5X 1.5 a partir de 2019 – traseira);
  • PFC010050 (Audi Q3, Volkswagen Passat e Tiguan – dianteira);
  • PFC010051 (Audi A3 Sportaback 1.4/1.8 16V TFSI a partir de 2012 -traseira);
  • PFC010053 (Volkswagen Golf GTI 2.0 TSI a partir de 2014 – traseira);
  • PFC240020 (BMW X1 18i e 20i s Drive de 2006 a 2015 – dianteira);
  • PFC080040 (Ford Edge 3.5L V6 a partir de 2008 – dianteira);
  • PFC010052 (Volkswagen Touareg e Land Rover Range Rover – dianteira);
  • PFC100021 (Honda New Civic Sedan Si 2.0 16V a partir de 2007 – dianteira);
  • PFC020026 (Mercedes-Benz Nova Sprinter 515 a partir de 2012 – traseira);
  • PFC020027 (Mercedes-Benz Nova Sprinter 311/415/515 a partir de 2012 – dianteira);
  • PFC040052 (GM Equinox LT 2.0 Turbo a partir de 2018 e GM Equinox Premier 2.0 Turbo AWD a partir de 2018 – dianteira);
  • PFC040053 (GM Nova Geração Onix a partir de 2000 – dianteira);
  • PFC100020 (Honda Accord a partir de 2013 – traseira);
  • PFC320025 (Hyundai Azera a partir de 2012 – dianteira);
  • PFC320024 (Hyundai Azera a partir de 2012 – traseira);
  • PFC320026 (Hyundai Creta 1.6/2.0 a partir de 2017 e Kia Cerato2.0 a partir de 2000 – dianteira);
  • PFC030068 (Fiat Ducato Multi a partir de 2010, Fiat Ducato Série 18 2.3/2.8, a partir de 2001, Peugeot Boxer, vários modelos, Citroën Série 35, de 2001 a 2004 – dianteira).

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