Completando 50 anos em 2021, a marca Raven é uma verdadeira referência quando se fala em ferramentas especiais para mecânicos automotivos. A empresa possui uma linha de mais de 1 mil produtos, somados a outras três marcas que representa, formando seu amplo portfólio de soluções para manutenção automotiva.
Agora, a Raven agora também é parceira técnica do MecânicoPro, plataforma de atendimento técnico imediato ao mecânico profissional. “Estamos bastante otimistas com esta parceria, pois, entendemos que a informação técnica deve ser amplamente difundida e divulgada aos mecânicos”, celebra o diretor Comercial da Raven Ferramentas, Carlos Eduardo Ratão. Nesta entrevista, ele também comenta sobre o cenário do aftermarket em 2021
REVISTA O MECÂNICO: A Raven Ferramentas fechou uma parceria de colaboração com a plataforma MecânicoPro, que oferece ao mecânico atendimento técnico imediato de profissionais da indústria para resolver dúvidas no dia a dia da oficina. Por favor, dê mais detalhes dessa parceria e o que ela envolve.
CARLOS EDUARDO RATÃO: Estamos bastante otimistas com esta parceria, pois, entendemos que a informação técnica deve ser amplamente difundida e divulgada aos mecânicos! Com esta parceria, a Raven irá disponibilizar todos os seus manuais técnicos e informativos na plataforma MecânicoPro e ainda manter atualizados com lançamentos e revisões. Estamos trabalhando ainda em uma interação entre as equipes técnicas do MecânicoPro e Raven para que o atendimento técnico imediato conte com uma equipe atualizada e munida da informação relevante para o melhor suporte aos clientes da plataforma.
O MECÂNICO: A Raven Ferramentas completa 50 anos neste ano de 2021. Como a empresa entrou no ramo automotivo? Ela sempre foi especializada em ferramentas para reparo automotivo desde o começo de sua história?
CARLOS: Os fundadores Armando Ratão e Joaquim Ratão tinham desde 1968 uma tornearia que dentre os serviços que prestavam era a fabricação de dispositivos para manutenção de motores Volkswagen e DKW. Percebendo que o mercado de manutenção seria cada vez maior com o aumento da frota, e que a demanda por mais produtos seria uma oportunidade, decidiram focar cada vez mais na produção de ferramentas para o mercado de manutenção automotiva. Em 9 de março de 1971, surgiu a marca Raven com uma linha de ferramentas que foi crescendo a cada ano com o lançamento de novas ferramentas para atender os novos modelos de veículos que foram surgindo.
A Raven irá disponibilizar todos os seus manuais técnicos e informativos na plataforma MecânicoPro e ainda manter atualizados com lançamentos e revisões
O MECÂNICO: A marca Raven é referência em ferramentas especiais pelos mecânicos independentes, mas a gama não é formada apenas disso. Quantos produtos fazem parte do portfólio, hoje?
CARLOS: Hoje nossa linha de produtos ativos fabricados no Brasil passa de 1 mil itens. Fabricamos desde um simples saca-filtro de óleo, passando por chaves de aperto, torquímetros, chaves multiplicadoras de torque até 6.350 Nm, macacos hidráulicos, até equipamentos como, por exemplo, o Scanner 3 e Scanner 3 Scope, que são equipamentos de teste e diagnóstico avançado de toda eletrônica embarcada dos veículos.
O MECÂNICO: Qual o papel das outras marcas – King Tony, M7 (Mighty Seven) e Scangrip – dentro da estratégia da empresa?
CARLOS: A Raven tem como missão prover a mais completa linha de produtos para manutenção automotiva, sendo assim visando oferecer soluções completas para o reparador a partir de 1998 passou a importar as marcas King Tony de ferramentas manuais e Mighty Seven de pneumáticas. Em 2015, incluiu ainda as lanternas da empresa dinamarquesa Scangrip, líder em iluminação profissional.
O MECÂNICO: Há como nomear um produto ou uma linha específica como carros-chefes da Raven no mercado?
CARLOS: Como a linha é extensa, acaba diluindo bastante a importância de um único produto. Mas somos bastante lembrados pelos kits de ferramentas para troca de correia e nosso Scanner 3.
Estamos otimistas com o curto prazo, pois, até que tenhamos a maior parte da população vacinada, as pessoas estão dando preferência ao transporte
individual (…) o que gera demanda por logística e mais manutenção
O MECÂNICO: O setor de manutenção automotiva vive um momento muito particular com a pandemia. Como a Raven está enxergando este momento do mercado, afetado pela covid-19?
CARLOS: No início, foi um susto para todos em função do desconhecido, porém, depois que os protocolos de segurança sanitária foram sendo definidos e quais setores seriam considerados essenciais, as oficinas mecânicas voltaram a normalidade muito antes de outros setores. Estamos otimistas com o curto prazo pois, até que tenhamos a maior parte da população vacinada, as pessoas estão dando preferência ao transporte individual, a compra de mercadorias por e-commerce o que gera demanda por logística e mais manutenção. Outras questões importantes, como a alta nos preços dos veículos novos e ainda a falta de veículos à pronta entrega, estão estimulando a revisão e manutenção dos veículos usados, o que aquece o setor de manutenção.
O MECÂNICO: Considerando a complexidade da nossa frota, onde a empresa busca informação para atender à demanda e saber quais produtos o mecânico precisa?
CARLOS: Estamos sempre atentos aos lançamentos das montadoras para que nossa engenharia faça a pesquisa por novos produtos para atender estes lançamentos. A Raven conta com uma estrutura de atendimento técnico através da central de atendimento ao consumidor onde, além de tirar dúvidas e auxiliar no diagnóstico de problemas, nossos consumidores contribuem sugerindo e solicitando produtos para auxiliar no dia a dia da manutenção.
A alta nos preços dos veículos novos e a falta de veículos à pronta entrega estão estimulando a revisão e manutenção dos veículos usados, o que aquece o setor de manutenção
O MECÂNICO: Na mão inversa, por quais canais a Raven abastece o mecânico com informações técnicas?
CARLOS: A Raven tem um informativo técnico o ‘Raven News’, onde publicamos matérias técnicas sobre manutenção automotiva. Este informativo é trimestral impresso e distribuído pelos nossos distribuidores e autopeças. Em nosso site, disponibilizamos todas as edições para download, que são 45 até o momento. Contamos ainda com uma central de atendimento através do número (11) 2915-5001 (WhatsApp) onde o mecânico pode entrar em contato e solicitar as informações e tirar dúvidas técnicas.
Por Fernando Lalli
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