terça-feira, 27 de julho de 2021

NGK dá dicas para cuidar do carro no inverno

Velas de ignição NGK

Cuidar dos sistemas de ignição e partida a frio são essenciais para evitar problemas com o carro durante os meses de inverno

 

Com o inverno e os dias frios, alguns problemas se tornam comuns nos veículos. Por isso, a NGK lista algumas dicas que ajudam a evitar problemas nesse período e garantem o funcionamento adequado dos componentes do carro durante todo o inverno.

Velas de ignição

A presença de velas e cabos desgastados podem fazer com que o motor não funcione com toda a sua capacidade durante o inverno. “Em dias mais frios, quando o motor está abastecido com etanol, é preciso que as velas e cabos de ignição estejam em ótimos estados , pois esses componentes trabalham sob condições severas de pressão e alta temperatura. Para que não ocorra nenhum transtorno na partida do veículo, é recomendada a inspeção das peças regularmente, pois o desgaste nem sempre é perceptível”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Reservatório para gasolina

Também é importante manter o tanquinho extra de gasolina para partida a frio sempre abastecido, caso o veículo possua um. Outra dica importante é que esse reservatório esteja sempre abastecido com combustível novo e de boa procedência. Lembre-se que a gasolina também possui prazo de validade.

LEIA MAIS: NGK orienta sobre cuidados com o sistema de ignição em carros parados

 

Sistema de partida a frio

É fundamental assegurar que o sistema de partida a frio esteja operando corretamente e sem vazamentos. Se houver falha ao dar a partida, ficar insistindo em ligar o motor pode encharcar as velas. Nesse caso, a recomendação é desligar o veículo e aguardar até que o combustível evapore. Por fim, não esqueça de manter o sistema de ignição também em bom estado, para facilitar a partida do motor nos dias frios quando não houver o tanquinho auxiliar.

 

Sistema de controle do motor

No caso de veículos flex, Hiromori indica que, sempre que houver abastecimento com outro combustível diferente daquele que já está ou estava no tanque, percorra de 10 a 15 quilômetros antes de deixar o carro com o motor desligado por um longo período. Ele explica que leva um tempo para o sistema de controle do motor reconhecer o novo combustível e então reprogramar a estratégia de funcionamento, inclusive durante a partida a frio.

The post NGK dá dicas para cuidar do carro no inverno appeared first on Revista O Mecânico.


NGK dá dicas para cuidar do carro no inverno Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário