sexta-feira, 5 de abril de 2024

Renault Megane E-Tech é moderno para brigar com chineses, mas e a mecânica é boa?

Renault Megane E-Tech é moderno para brigar com chineses, mas e a mecânica é boa?
Renault Megane E-Tech é moderno para brigar com chineses, mas e a mecânica é boa?

 

Crossover elétrico vem equipado com motor síncrono de 220cv e tem bateria refrigerada para melhor desempenho

O Renault Megane E-Tech chegou ao Brasil no segundo semestre do ano passado, trazendo um novo padrão visual arrojado para brigar com a invasão elétrica chinesa. Também é destaque o sistema de refrigeração do motor e da bateria para melhorar a eficiência energética. Falando de motor, o SUV vem equipado com um motor síncrono de 220 cv. Mas toda essa tecnologia tem uma preço, nesse caso a marca francesa cobra R$ 279.990, um valor que é mais salgado perante a rivais chineses.

Porém, será que a tecnologia embarcada no Megane E-Tech vale tudo isso? Para descobrir essa questão a Revista O Mecânico fez um Raio X completo do Renault Megane E-Tech.

Em relação ao motor elétrico, o Renault Megane E-Tech vem equipado com um motor síncrono bobinado, que não conta com imãs, mas sim, com bobinas de cobre. Esse componente foi colocado em uma ordem com embasamentos técnicos, que não foram revelados pela montadora. Com isso, cada fio consegue suportar a força centrífuga do rotor, fazendo com que o SUV tenha um melhor desempenho na faixa de torque em alta velocidade.

A Renault também colocou um sistema de arrefecimento de óleo, que otimiza o trem de força elétrico. Portanto, para manter o propulsor sempre em uma temperatura ideal, que não foi revelada pela montadora, o óleo circula em partes estratégicas do motor, resfriando o rotor e o estator.

De acordo com a montadora, é possível aproveitar o movimento do rotor com um sistema de coroas para potencializar o resfriamento do estator através de um bombeamento de óleo na parte superior. Vale dizer que o rotor é a parte móvel e o estator é a parte fixa do propulsor elétrico.

Por sua vez, a bateria tem 288 células, ela é aquecida em tempo frio e esquentada em baixas temperaturas por meio de um líquido de arrefecimento. Com isso, a bateria está sempre na temperatura ideal para ser carregada.

O Renault Megane E-Tech tem 220 cv com torque de 30,6 kgfm. De acordo com a marca, o modelo pode fazer de zero a 100 km/h em apenas 7,4 segundos. Já a retomada de 80 km/h até 120 km/h é feita em 4,4 segundos.

A bateria tem 60 kWh, que em um ciclo urbano pode rodar 495 km no padrão SAEJ1634. Já na estrada a autonomia é de 463 km. No ciclo misto o motorista pode rodar até 481 km. Todavia, esse número é aplicado na base do Inmetro, que penaliza em 30% fazendo a autonomia cair para 337 km no PBEV.

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