domingo, 14 de abril de 2024

Chevrolet Onix com correia embebida em óleo precisa fazer limpeza no motor?

Motor 1.0 turbo de três cilindros de até 116 cv foi lançado em 2019 pela GM

O Chevrolet Onix chegou ao Brasil em 2012, fazendo sucesso e alcançando a liderança de vendas por vários anos. Pois bem, em 2019 ganhou uma nova geração em setembro, trazendo nova plataforma GEM e atualização visual e mecânica. Com isso, sai de fábrica com motor 1.0 litro turbo de três cilindros até 116 cv com uma correia de sincronismo embebida em óleo, o que tem gerado dúvidas em muitos mecânicos e proprietários sobre diversos procedimentos como a troca correta do lubrificante do motor e se é possível fazer a limpeza interna desse conjunto motriz.

De acordo com Fernando Landulfo, Consultor Técnico da Revista O Mecânico, essa pergunta é bastante pertinente. “Essa pergunta faz muito sentido. Antes de comprar esse veículo peça para o mecânico examinar com muito cuidado o estado dessa correia. Se ela apresentar qualquer sinal de deterioração ela deve ser substituída. Apesar da vida útil de projeto dessa correia ser de aproximadamente 200 mil km a utilização de um lubrificante incorreto pode deteriorá-las rapidamente. A consequência são os pedacinhos gerados pela deterioração da correia, que entopem o pescador da bomba de lubrificante, cujas consequências são desastrosas. Com relação às trocas anteriores de lubrificante, pode ter certeza de que o mecânico irá saber perfeitamente como realizar a limpeza do sistema, eliminando o óleo incorreto que por ventura esteja no sistema”, analisou o professor.

Raio X-Chevrolet-Onix-Premier-2024-ed.352-Abertura

Os períodos de substituição do óleo de motor são comuns entre os demais veículos no mercado, com previsão a cada 10 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Para esse motor 1.0 litro turbo o óleo correto é o AcDelco 5W-30 Dexos 1 Gen 3 API/SP.

The post Chevrolet Onix com correia embebida em óleo precisa fazer limpeza no motor? appeared first on Revista O Mecânico.


Chevrolet Onix com correia embebida em óleo precisa fazer limpeza no motor? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário