quinta-feira, 11 de abril de 2024

Guia: tabela de torque e sequência de aperto do motor 1.3 turbo T270 do Jeep Renegade, Compass e Commander

Propulsor da Stellantis também equipa os modelos Fiat Toro e Pulse e Fastback Abarth

Jeep Compass 1.3

Na série de matérias da Revista O Mecânico sobre a tabela e sequência de aperto do motor chegou a vez de trazer os dados do motor 1.3 turbo T270 da Stellantis. Lançado em 2021, o propulsor estreou no Jeep Compass, substituindo o antigo 2.0 litros aspirado. Meses depois foi lançado no Commander e Renegade, além de mais tarde passar a equipar a Fiat Toro e também o Pulse e Fastback Abarth. Esse conjunto motriz entrega 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina. O torque para os dois combustíveis é de 27,5 kgfm. Já o peso potência é de 7,94 kg/cv e o toque específico é de 20,6 kgfm/litro.

Jeep Compass 1.3

O torque do cabeçote é de 30 Nm na primeira etapa, de 90° na segunda etapa e de 90° na terceira etapa. Já o torque da polia do virabrequim é de 20 Nm na primeira etapa e de 170° na segunda etapa. Por sua vez, o torque da capa biela é de 20 Nm na primeira etapa e de 40° na segunda etapa. O torque da capa mancal é de 11 Nm na primeira etapa (M8), de 22 Nm na segunda etapa (M10), de 25 Nm + 40° na terceira etapa (M10) e de 20 Nm na quarta etapa (M8).

O torque da capa do comando de válvula é de 5 Nm na primeira etapa e de 10 Nm na segunda etapa. O parafuso M8 do Multiair deve ter o torque de 15 Nm na primeira etapa e de 26 Nm na segunda etapa. Em relação ao parafuso M6 do resfriador de óleo, o torque deve ser de 5 Nm na primeira etapa e de 9 Nm na segunda etapa. O torque do turbocompressor ao cabeçote é de 25 Nm.

O torque da tampa de sincronização do cárter e cabeçote é feito em quatro etapas, sendo a primeira etapa (M6) com torque de 5 Nm, a segunda (M10) com 25 Nm, a terceira (M10) com 51 Nm e a quarta (M6) com 9 Nm. A bomba de vácuo deve receber o torque de 20 Nm e o parafuso da bomba de alta é de 9 Nm. O torque da tampa de válvula é de 5 Nm na primeira etapa e de 9 Nm na segunda etapa.

O cárter deve receber o torque de 9 Nm e o bujão do cárter de 27 Nm. O parafuso do braço do tensionador da corrente de distribuição deve receber o torque de 20 Nm. Já o tensor de corrente e o termostato devem receber o torque de 9 Nm. A engrenagem da bomba d’água é de 20 Nm. Por fim, o coletor de admissão tem o torque de 5 Nm na primeira etapa e de 16 Nm na segunda etapa.

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