segunda-feira, 15 de abril de 2024

Troca de óleo de câmbio manual é importante para a manutenção do carro

Troca periódica tem melhorado consideravelmente o desempenho e o funcionamento das transmissões

ZF transmissão esportiva S5-325 de Aston Martin DB5

Sempre que o assunto é lubrificante há polêmica e também dúvidas entre profissionais e donos de veículos preocupados com a manutenção. E como sabemos, a providência mais simples a ser tomada é com a lubrificação. É de extrema importância utilizar o fluido correto para não danificar componentes importantes do motor e o mesmo se aplica à transmissão manual. Segundo Fernando Landulfo, Consultor Técnico da Revista O Mecânico, os profissionais das oficina tem mostrado a importância de realizar essa troca.

Por exemplo, Silvio Cesar Araujo, que é leitor da Revista, mandou por e-mail a questão: “gostaria de saber se é recomendado fazer a troca do óleo do câmbio do veículo manual. Tenho um Renault Logan e na revisão pedi para trocar o óleo da caixa de marcha, o técnico falou que não precisa se não apresenta nada de anormal no câmbio, a montadora não recomenda. E então, troca ou não troca?”.

Em resposta, Landulfo diz que as montadoras recomendam não fazer a troca, mas nas oficinas acontece o contrário. “Realmente muitas montadoras afirmam não haver a necessidade de trocas periódicas dos fluidos das transmissões manuais. No entanto, o chão de oficina tem mostrado que uma troca periódica desses fluidos tem melhorado consideravelmente o desempenho e o funcionamento dessas transmissões, sobretudo quando elas já são bem rodadas. Logo não há motivo para não fazer”, explica o professor.

The post Troca de óleo de câmbio manual é importante para a manutenção do carro appeared first on Revista O Mecânico.


Troca de óleo de câmbio manual é importante para a manutenção do carro Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário