sexta-feira, 12 de abril de 2024

Instalação incorreta danifica o rolamento de roda?

Processo de degradação da vida dos rolamentos pode ser acelerado em função de condições inadequadas de montagem

 

A NTN destaca que os rolamentos de rodas são peças de alta precisão submetidas a condições severas de uso nos veículos e, por isso, requerem atenção e cuidado em seu manuseio e instalação, o uso de ferramentas apropriadas e o controle dos esforços de montagem sobre os diversos componentes.

A inobservância desses aspectos acarreta danos aos rolamentos, mau funcionamento, redução do desempenho e, em alguns casos, até mesmo acidentes.

Os rolamentos de roda fazem a ligação entre as rodas e o sistema de transmissão, permitindo uma rolagem adequada, com baixos atritos, isenta de ruídos. São peças de engenharia desenvolvidas especificamente para estas aplicações.

O ambiente das rodas dos veículos é severo, sujeito a esforços de utilização elevados e agressões decorrentes de água, terra, areia e temperatura. Em geral, os rolamentos falharão no final de sua vida útil devido a um processo de fadiga das pistas, quando ruídos serão percebidos em função da degradação do estado das superfícies dos anéis do rolamento.

Entretanto, o processo de degradação da vida dos rolamentos pode ser acelerado em função de condições inadequadas de montagem e uso.

Durante o uso, já instalado na roda, se o veículo passa por um obstáculo significativo na pista, como um buraco, por exemplo, marcas e afundamentos podem ser produzidos nas pistas e, como consequência, ruídos e vibrações.

Durante a instalação, é preciso ter atenção desde o manuseio da peça, ainda antes da instalação, e durante o processo de montagem, evitando falhas comuns que levarão também à redução da vida, vibrações e até a travamentos e quebras.

No momento do manuseio, é preciso assegurar que o ambiente esteja limpo. Partículas metálicas e produtos químicos podem danificar o sistema ASB (sistema de geração do sinal do freio ABS, presente no selo de vedação do rolamento) ou afetar os selos de vedação, diminuindo a proteção do rolamento à poluição externa.

A NTN recomenda o uso do cartão ASB para a verificação da integridade do sinal do ABS nos rolamentos. Isso ajuda no diagnóstico de falhas antes da troca dos rolamentos e na confirmação do funcionamento antes da instalação.

Ao longo da instalação, prensa e suportes adequados devem ser usados para realizar o cravamento de rolamentos em mangas de eixo, cubos de roda ou tambores de freio. Os anéis dos rolamentos devem estar adequadamente alinhados na montagem, as superfícies devem estar limpas e em bom estado, e o apoio dos anéis deve ser correto, de forma que o esforço de montagem nunca seja transferido para pistas e corpos rolantes.

Ao final, o torque de aperto de porcas de ponta de eixo e transmissão deve ser dado de acordo com as recomendações do fabricante do veículo, contribuindo assim para a segurança do veículo e para as condições de máxima vida útil dos rolamentos.

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