sábado, 13 de abril de 2024

Parafusos de fixação do cabeçote podem ser reaproveitados até 3 vezes?

Quem define o reaproveitamento é a montadora por meio do manual de serviço e boletins técnicos

Desmontagem do motor Volkswagen 1.6 16V EA211

Nas últimas semanas, amigo mecânico, você deve ter notado uma série de matérias sobre torque e apertos corretos de cabeçote de motores. Por isso, seguimos a responder uma dúvida frequente do chão de oficina, que se é possível reaproveitar o parafuso de fixação do cabeçote? Claro, quem define se pode ou não fazer o reaproveitamento é a montadora por meio do manual de serviço e do boletim técnico.

Entre um dos motores que permite a reutilização do parafuso de fixação do cabeçote está o motor HR10 1.0 litro de 3 cilindros do Nissan March e, também, do antigo Versa. Todavia, esse parafuso pode ser reaproveitado se o alongamento dele estiver dentro de uma medida preconizada pela montadora. Outro ponto de atenção, é tomar cuidado com parafuso com aperto angular, pois a maioria não é reaproveitada.

“O parafuso é uma peça muito barata para se arriscar a integridade do motor e, também, da montagem feita por conta dele. Não vale a pena economizar justamente nisso, pois um jogo de parafuso perto de todo o valor desse serviço é quase nada”, disse Landulfo.

The post Parafusos de fixação do cabeçote podem ser reaproveitados até 3 vezes? appeared first on Revista O Mecânico.


Parafusos de fixação do cabeçote podem ser reaproveitados até 3 vezes? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário