Soltura do cabeçote deve seguir uma ordem inversa da montagem
Amigo mecânico, ultimamente você deve ter notado que a Revista O Mecânico tem informado sobre torque e sequência de aperto de cabeçote de alguns motores. Por isso, decidimos trazer algumas dicas gerais para montar corretamente o cabeçote. É válido dizer que antes de começar o procedimento é necessário conhecer as especificações do motor que irá trabalhar. Portanto, fiquem ligados sempre nas nossas publicações.
Seguir a fabricante: a primeira dica é ficar atento com as recomendações da montadora, pois na desmontagem algumas recomendam fazer a soltura dos parafusos na ordem inversa, especialmente naqueles que trabalham com juntas metálicas. A soltura do cabeçote deve seguir uma ordem inversa da montagem, uma vez que os parafusos contam com sequência de soltura, não sendo algo aleatório, e, também, sendo inversa ao aperto.
Tensão de aperto: a segunda dica está ligada ao aperto do cabeçote, que deve ter toda a tensão saindo do meio para as pontas. Uma soltura irregular ou sem uma sequência pode causar deformação do cabeçote devido à tensão gerada.
Medição da planicidade: a terceira dica é a forma correta para medir a planicidade ou empenamento dos cabeçotes, usando uma régua e um cálibre de lâminas em seis posições diferentes. É recomendado utilizar um X nas laterais e no comprimento, além do azul da Prússia para observar se a marca ou não, uma vez que pode ter uma tolerância de empenamento, que varia entre 8 centésimos e 1 décimo de espessura nos motores.
Medição das guias: por fim, a quarta dica é medir o cabeçote nas laterais, no meio e nas extremidades, pois assim o mecânico irá conseguir identificar se o cabeçote está em forma de cunha, cônico, rebaixado transversalmente, bem como será possível analisar se é capaz de fazer o reaproveitamento ou recuperação do cabeçote com a planicidade correta, no caso do usinado.
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