Falhas no componente podem comprometer o sistema de ignição
Os cabos de vela, nos veículos equipados com esses componentes, são responsáveis por conduzir a alta tensão da bobina de ignição até as velas, permitindo a queima da mistura ar-combustível. Dessa forma, para auxiliar no diagnóstico dessa peça, a revista O Mecânico mostra como identificar falhas nos cabos de vela.
Um dos primeiros sinais de problemas nos cabos de vela é a perda de potência do motor, que ocorre quando a corrente elétrica não chega de maneira adequada à vela, resultando em falhas de ignição. Pode haver também um aumento no consumo de combustível, pois a combustão fica irregular.
Outro indício comum é a dificuldade na partida do motor, visto que cabos ressecados, trincados ou com mau contato podem comprometer a transferência de energia elétrica, fazendo com que o motor demore para ligar ou funcione de forma instável logo após a partida.
No diagnóstico, o primeiro passo é realizar uma inspeção visual nos cabos de vela, procurando por rachaduras, desgaste no isolamento, marcas de queimadura ou sinais de carbonização nos cabos. Além disso, é importante verificar se os conectores não estão desgastados, já que folgas podem causar fuga de corrente e falhas de ignição.
Outra análise a ser feita é a medição da resistência elétrica com multímetro, checando se os valores estão dentro do especificado para o componente. Uma resistência elétrica muito alta prejudica a passagem de corrente elétrica, enquanto uma muito baixa pode sinalizar curto-circuito.
Por fim, quando os defeitos nos cabos de vela são confirmados, sua substituição é fundamental. Isso se deve ao fato de que os problemas nesse componente podem prejudicar a durabilidade do sistema de ignição como um todo, afetando as velas e bobina, por exemplo.
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