quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Como analisar o sinal de fase e rotação – Ford Ecosport 2.0 Duratec

Dados de referência são válidos para o motor Duratec com injeção direta

 

 

As informações da fase em que o motor se encontra e a sua rotação são fundamentais para que a ECU faça o cálculo do tempo de injeção e o ângulo de avanço da ignição. Dessa forma, a revista O Mecânico mostra como analisar esse sinal para o Ford Ecosport.

Os valores e sinais apresentados são válidos para o SUV compacto da Ford equipado com motor 2.0 Duratec de injeção direta, que desenvolvia 176 cv de potência com etanol e 170 cv com gasolina, ambos a 6500 rpm, com torque máximo de 22,5 kgfm com etanol e 20,6 kgfm com gasolina a 4500 rpm.

Para realizar o diagnóstico, é necessário comparar o sinal sensor de rotação, sensor de fase do banco de admissão e do sensor de fase do banco de escape do veículo testado com os valores de referência.

Em ambos os casos, o formato de onda de referência foi obtido com o motor em marcha-lenta, aquecido e com os variadores de fase do comando de válvula em repouso.

 

 

Mecânico Pro

 

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