quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Renault Master 2.5 diagnóstico do circuito de baixa e alta pressão de combustível

Vazamentos podem deixar a pressão do conjunto fora da especificação

 

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch

Para que o motor à combustão funcione corretamente, é necessário que haja uma centelha e quantidade adequada de ar e de combustível. Quem fornece esse último é o sistema de alimentação, que em um motor diesel possui um circuito de baixa e alta pressão. Dessa forma, para auxiliar no diagnóstico desse conjunto para o motor 2.5 da Renault Master, a Revista O Mecânico mostra o procedimento passo a passo dos testes.

O Renault Master, de 2004 a 2011, vinha equipado com o motor 2.5 de código G9U. Esse propulsor tem quatro cilindros em linha, turbocompressor, duplo comando de válvulas e sincronismo feito por correia dentada. Ele desenvolvia potência máxima de 115 cv com torque de 29,6 kgfm. Os valores apresentados são válidos para os veículos com esse conjunto mecânico.

No motor, o circuito de baixa pressão é responsável por captar o combustível do tanque, enviando-o até a bomba de alta pressão através de uma bomba elétrica de alimentação. Já o circuito de alta pressão tem a função de comprimir o combustível a níveis mais elevados, por meio da bomba de alta pressão, melhorando a eficiência de queima do combustível.

 

Procedimento de teste do circuito de baixa pressão

 

Antes de iniciar o diagnóstico, será necessário possuir as seguintes ferramentas:

  • Adaptador para teste de baixa pressão Bosch 0 986 613 270
  • Manômetro de pressão de combustível para até 10 bar

 

Passo 1: Certifique-se de que o motor esteja frio antes de começar.

 

Passo 2: Remova o conector elétrico da válvula reguladora de pressão de combustível, localizada na carcaça da bomba de alta pressão.

Passo 3: Utilize uma chave Torx para remover os três parafusos TX25 que fixam a válvula reguladora de pressão à bomba.

 

Passo 4: Remova cuidadosamente a válvula reguladora de pressão da carcaça da bomba de alta.

 

Passo 5: Instale o adaptador de teste (A) Bosch 0 986 613 270 no local da válvula reguladora de pressão removida.

Passo 6: Monte a válvula reguladora de pressão do veículo sobre o adaptador Bosch 0 986 613 270.

 

Passo 7: Fixe a válvula reguladora ao adaptador utilizando os parafusos de fixação fornecidos com a ferramenta.

 

Passo 8: Reinstale o adaptador e a válvula na bomba de alta pressão e aperte os parafusos.

Passo 9: Reconecte o conector elétrico da válvula reguladora de pressão.

 

Passo 10: Conecte o manômetro de pressão de combustível na porta de medição do adaptador de teste (B).

Passo 11: Ligue o motor do veículo e observe os valores de pressão da bomba de baixa, que devem ficar dentro do especificado:

Partida: 2,5 a 3,5 bar

Marcha lenta: 4,5 a 5,5 bar

Plena carga: 5,5 a 6,5 bar

Passo 12: Após a medição, desligue o motor, remova o manômetro e o adaptador, reinstale a válvula reguladora na bomba de alta pressão e reconecte tudo conforme a montagem original. Verifique também possíveis vazamentos.

 

 

Procedimento de teste do circuito de alta pressão

 

Esse procedimento deve ser realizado quando o veículo não dá partida ou apresenta partida longa devido à baixa pressão no rail. A causa mais provável desta situação é um desgaste nas esferas ou no assento da carcaça da bomba de alta pressão (CP3), o que resulta em perda de estanqueidade.

Ferramenta utilizada:

  • Aparelho de teste de bicos injetores EPS100

 

Passo 1: Utilizando a ferramenta de teste EPS100, conecte a porca do tubo do equipamento (2) à conexão de saída de alta pressão da bomba de alta (1) que vai para o rail.

Passo 2: Com o tubo solto e o registro fechado, acione a alavanca do aparelho de teste até eliminar todo o ar do sistema. Em seguida, feche as conexões.

 

Passo 3: Abra o registro 1/4 de volta e acione a alavanca até atingir 100 bar. Espere 30 segundos e cheque se a pressão se mantém acima de 80 bar.

 

Passo 4: Acione novamente a alavanca até atingir 200 bar. Aguarde 30 segundos e verifique se a pressão permanece acima de 180 bar.

 

Passo 5: Acione a alavanca até atingir 400 bar, aguardando cerca de 30 segundos e checando se a pressão se mantém acima de 380 bar.

 

Passo 6: Se a pressão estiver abaixo dos valores especificados em qualquer uma das etapas, a bomba apresenta falha de estanqueidade e deve ser reparada ou substituída.

Obs: Além das esferas e do assento da carcaça, outros componentes internos como a conexão de alta pressão da bomba e o bujão de fechamento das válvulas de alta pressão da bomba também podem causar perda de pressão e devem ser verificados.

 

Por fim, em ambos os procedimentos, o mecânico deve procurar e remover vazamentos de combustível, para evitar riscos de incêndio no veículo. Também, o reparo das bombas e demais componentes do sistema de alimentação deve ser feito com atenção, usando peças de qualidade.

The post Renault Master 2.5 diagnóstico do circuito de baixa e alta pressão de combustível appeared first on Revista O Mecânico.


Renault Master 2.5 diagnóstico do circuito de baixa e alta pressão de combustível Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário