segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Destrinchamos: veja o que muda na mecânica do Golf GTI que chega em setembro

Hatch esportivo traz motor 2.0 turbo da família EA888, câmbio DSG de sete marchas e suspensão revisada

O Volkswagen Golf GTI estreia no Brasil em setembro importado da Alemanha. O modelo, que ainda não teve preço divulgado, faz parte da atualização da oitava geração MK8,5 e mantém foco no desempenho, uma vez que é equipado com motor 370 TSI 2.0 turbo da família EA888 EVO4, câmbio automático DSG de sete marchas e conjunto de suspensão revisado. A Revista O Mecânico destrincha em detalhes toda a mecânica do Golf GTI, destacando motor, câmbio, suspensão e sistemas de segurança.

Motor EA888 EVO4

Sob o capô, o Volkswagen Golf GTI vem equipado com o motor 370 TSI 2.0 turbo, quatro cilindros em linha, montado na transversal à frente do eixo dianteiro. Esse conjunto motriz entrega 245 cv entre 5.000 rpm e 6.500 rpm e torque de 37,7 kgfm entre 1.600 rpm e 4.300 rpm, com uma taxa de compressão de 9,6:1.

Entre as atualizações, que a marca alemão fez, estão um novo turbocompressor com otimização de tempos e alívios das válvulas, pressão de injeção direta de 350 bar e velas do Audi S3. Além disso, esse motor gera 15 cv a mais em relação ao Golf 7 GTI e consome 5% menos combustível.

Transmissão DSG

A transmissão automática DSG de sete marchas foi recalibrada e teve tempo de resposta 13% menor em comparação com o Golf 7 GTI. O sistema também recebeu ajustes para reduzir atrito, fricção e viscosidade, a montadora ainda não divulgou os dados de lubrificante do câmbio no Brasil. Portanto, assim como o óleo do motor, o da transmissão não será divulgado nesta matéria para não confundir o mecânico, uma vez que ainda não há dados oficiais para o mercado nacional, existindo apenas os valores europeus, que diferem devido a homologações e condições climáticas. Ademais, com essa configuração, o hatch acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, contra 7 segundos da geração anterior.

Suspensão e freios

O eixo dianteiro adota sistema McPherson com molas helicoidais e ganho de 15% no rate de mola sobre o Golf 7. A traseira é multilink, com 5% de aumento no rate de mola e redução de 3 kg no peso. O conjunto também utiliza molas helicoidais. Os freios são a disco ventilado nas quatro rodas. Já a direção progressiva passou por melhorias, agora exigindo menor ângulo de giro do volante.

Estrutura e dimensões
O Golf GTI mede 4,28 m de comprimento, 2,63 m de entre-eixos, 1,78 m de largura e 1,44 m de altura. O peso total é de 1.450 kg. O porta-malas tem capacidade de 344 litros. As rodas são de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/40.

Segurança e assistentes

O hatch vem equipado com Travel Assist, Lane Assist, Side Assist, Emergency Assist, ACC, AEB com monitoramento de ciclistas e pedestres, seis airbags, monitoramento de pressão dos pneus e travamento eletrônico do diferencial (XDS). Também estão presentes o sistema Keyless Access, Start-Stop e suspensão traseira multilink.

Entre as funções exclusivas da linha GTI, há tela dedicada ao Launch Control com conta-giros centralizado, painel digital, além de botão de partida pulsante. Para saber sobre o possível preço, design, entre outras tecnologias, a Revista Carro traz mais informações sobre o Golf GTI neste link.

The post Destrinchamos: veja o que muda na mecânica do Golf GTI que chega em setembro appeared first on Revista O Mecânico.


Destrinchamos: veja o que muda na mecânica do Golf GTI que chega em setembro Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário