quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Expo Fenabrave começa hoje em São Paulo; veja os temas discutidos

Vendas devem crescer 6%, mas renovação de frota e crédito seguem como desafios

 

Agência Brasil / Reprodução

 

O setor automotivo brasileiro se reúne nesta semana para a 33ª edição do Congresso & Expo Fenabrave, evento realizado no São Paulo Expo, na capital paulista. A abertura contou com a presença de líderes de entidades do setor, representantes do governo federal e estadual, além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

O primeiro dia é dedicado principalmente às reuniões das associações de marca e às discussões sobre os desafios que impactam diretamente a distribuição de veículos no país, como a renovação da frota, a carga tributária, o financiamento e a participação da cadeia de autopeças no mercado.

 

Principais debates do evento

 

Durante a cerimônia de abertura, Arcelio Júnior, presidente da Fenabrave, destacou a pressão dos impostos sobre o setor, especialmente em transações de veículos usados. Ele lembrou da reversão recente do aumento do IOF que geraria um custo adicional de R$ 1 bilhão para as concessionárias.

“Nosso pleito é zerar o IOF no forfait (risco sacado) e beneficiar o setor”, afirmou.

Já Igor Calvet, presidente da Anfavea, reforçou a importância da integração entre todos os elos da cadeia automotiva.

“O setor automotivo tem vários agentes — fabricantes, rede de concessionários, distribuidores, autopeças — e isso faz a diferença em um ecossistema grande que move o país”, disse.

 

 

Perspectiva econômica e energética

 

Na pauta econômica, Guilherme Campos, secretário de políticas agrícolas do Ministério da Economia, citou o papel do setor automotivo em meio às tensões comerciais internacionais.

“Vivemos um momento delicado na relação com os Estados Unidos, e o agro é protagonista. O etanol representa o maior showroom de transição energética do país”, destacou, mencionando também os programas Mover e Combustível do Futuro como pilares dessa mudança.

Guilherme Afif Domingos, secretário de projetos estratégicos, defendeu a ampliação do crédito e a redução das taxas de juros como ferramentas para modernizar a frota nacional.

“Temos uma despesa pública altíssima, que força a política monetária a manter juros elevados. A crise é geopolítica e mundial. Precisamos discutir projetos e o futuro do país”, afirmou.

 

Agência Brasil / Reprodução

 

Segurança e mobilidade urbana

 

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre os desafios da mobilidade em uma metrópole como São Paulo. Ele citou problemas de segurança relacionados ao uso de placas falsas em veículos, situação que se agravou com a implantação da placa Mercosul.

“Só em junho, detectamos 5,3 mil ocorrências de motos com placas falsas. Temos hoje 32 mil câmeras do sistema Smart Sampa e já oficiamos o Ministério dos Transportes sobre o problema”, disse Nunes.

Ele também reforçou o plano de ampliar dispositivos de segurança e buscar soluções para veículos abandonados nas vias da cidade.

 

 

Importância do setor

 

O Brasil conta atualmente com uma rede de 8.300 concessionárias espalhadas por 951 cidades. Juntas, elas geram aproximadamente 350 mil empregos e representam 8% do PIB nacional. O Congresso e Expo Fenabrave são organizados pela entidade e por outros associados do setor bem como pela The Experience Company que organiza eventos automotivos como Rent NEXT, Feirão AutoShow e Smart City.

As projeções da Fenabrave indicam um crescimento de 6% nas vendas de veículos em 2025, mas o setor ainda enfrenta desafios estruturais, como o acesso ao crédito e a necessidade de programas eficazes de renovação da frota para modernizar o transporte no país.

 

The post Expo Fenabrave começa hoje em São Paulo; veja os temas discutidos appeared first on Revista O Mecânico.


Expo Fenabrave começa hoje em São Paulo; veja os temas discutidos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário