Uso de peças corretas são essenciais para o funcionamento seguro dos sensores de ABS
Os sensores de ABS, além de atuarem no sistema de freios antibloqueio, fornecem dados essenciais para controle de cruzeiro, estabilidade, tração, descida de rampa, transmissões automáticas e painéis de instrumentos. A NTK destaca as principais falhas e soluções:
Luz do ABS acesa: pode indicar defeito no sensor, chicote, central ABS ou sujeira na roda fônica. Solução: diagnóstico com scanner, reparo ou substituição de sensor/central e limpeza.
Leitura incorreta/ausente da velocidade da roda: causada por sensor desalinhado ou danificado, roda fônica empenada/dentes quebrados ou rolamento com anel magnético defeituoso. Solução: verificar alinhamento, substituir roda fônica/rolamento, corrigir montagem.
Atuação indevida do ABS (trepidação sem frenagem brusca): ocorre por leituras erradas devido a sujeira, dano no rolamento ou mau contato no chicote. Solução: diagnóstico com scanner e osciloscópio para identificar a origem.
Falha após manutenção: causada por montagem incorreta, peça inadequada ou torque errado. Solução: seguir catálogo de aplicação, limpar a área e aplicar torque correto.
Problemas após acidente ou contato com água: danos mecânicos/elétricos, oxidação de conectores. Prevenção: evitar jatos de alta pressão, inspecionar após impactos e recorrer a profissionais qualificados.
O diagnóstico é feito com scanner automotivo e, quando necessário, teste de rodagem. Sensores indutivos geram sinal analógico (verificação de resistência, sinal e roda fônica), enquanto sensores Hall geram sinal digital (testes de alimentação, sinal e rolamentos magnetizados).
Falhas comuns incluem danos no chicote por animais ou acidentes, infiltração de água, montagem inadequada de rolamentos e falhas elétricas.
Na substituição de sensores, recomenda-se o diagnóstico preciso, a utilização da peça correta (consultando catálogo atualizado), limpeza prévia, torque adequado, teste de rodagem e, em alguns modelos, apresentação do sensor via scanner.
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