terça-feira, 4 de agosto de 2020

Como saber se a pastilha de freio está no fim da sua vida útil?

Se notar que o material de fricção chegou à espessura igual ou inferior a dois milímetros, significa que é hora de trocar os itens

 

Componente importantíssimo de segurança, as pastilhas de freio são responsáveis por atritar com discos durante as frenagens, desacelerando, assim, parcialmente o veículo até sua parada. O fim da sua vida útil ocorre quando o material de fricção chega à espessura igual ou inferior a dois milímetros.

Uma das formas de analisar qual é o momento de troca é quando o usuário percebe que houve uma redução da eficiência do sistema. Sendo assim, deve-se procurar um mecânico de confiança para que uma análise mais detalhada do conjunto seja feita.

De acordo com Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction, o método mais comum para identificar se os itens estão desgastados é o visual ou por meio de medição deles. “Peças equipadas com indicadores de desgaste facilitam a indicação de troca, pois os mecânicos geram ruído característico ao tocarem no disco e os elétricos mostram no painel de instrumentos essa necessidade”, conta.

Para aumentar a durabilidade das pastilhas de freio, Silva explica que, primeiramente, sempre que substituir as pastilhas deve-se observar o estado dos discos de freio, pois estes, apresentado estados de conservação inadequados, podem comprometer sua vida útil.

Em seguida, recomenda-se a devida limpeza e lubrificação (conforme apropriado) do conjunto e suas partes, a fim de garantir seu correto funcionamento. Sendo assim, o técnico indica que regule o sistema de freio como um todo, mantendo o devido balanceamento de atuação dos freios e evitando a sobrecarga do eixo que está passando por manutenção.

O post Como saber se a pastilha de freio está no fim da sua vida útil? apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Como saber se a pastilha de freio está no fim da sua vida útil? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário