Entre os sinais de problema no coxim do motor estão barulho e vibração na cabine; serviço de troca deve ser feito por mecânico especializado
O coxim do motor é fundamental para o veículo, pois sua função é fixar o motor e o câmbio à carroceria, evitando que a vibração provocada pelo motor passe para dentro da cabine. A Nakata explica que há basicamente dois modelos de coxim: o tradicional, feito parte de aço, chapa ou alumínio e liga de borracha; e o coxim hidráulico, que além destes componentes, conta com câmaras hidráulicas internas.
“Atualmente, esse coxim é muito popularizado devido a melhor absorção das vibrações de baixa frequência”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Por ser um componente bastante exigido com o tempo, o coxim pode perder a eficiência. É importante então ficar atento aos sinais que podem indicar que o coxim está fadigado ou quebrado. “Há aumento de vibração na cabine do veículo ou balanço excessivo na alavanca do câmbio em arrancadas e freadas”, alerta o especialista.
Silva reforça ainda que, caso o coxim quebre, haverá um desalinhamento do conjunto motor e câmbio, prejudicando o funcionamento de todo o sistema, inclusive do sistema de transmissão.
E se o coxim tiver que ser trocado, a dica essencial é que o serviço seja feito por um mecânico especializado. Isso porque, frequentemente, devem ser usada ferramentas especiais para fazer a substituição do componente.
The post Veja indícios de fadiga ou quebra do coxim de motor appeared first on Revista O Mecânico.
Veja indícios de fadiga ou quebra do coxim de motor Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário