quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Cummins dá dicas de manutenção de turbocompressores

turbo Holset

Cummins Brasil celebra consolidação dos turbocompressores Holset e lista recomendações antes de trocar o equipamento

 

A Cummins Turbo Technologies, detentora da marca Holset, celebra 50 anos de história e, para comemorar este marco, lista a seguir algumas recomendações de manutenção e dicas importantes antes de trocar os turbocompressores.

“Três anos após a Holset chegar no País, montamos em Guarulhos (SP) a linha de turbocompressores de geometria fixa para atender as normas Euro I e, conforme as leis de emissões foram progredindo, a equipe da CTT foi desenvolvendo novas tecnologias, como o Wastegate com a chegada do Euro III já no final dos anos 90”, diz Rui Barbieri, atual gerente de Engenharia de Serviços e Líder de Projetos de Componentes da Cummins Inc.

Atualmente, sua unidade fabril é responsável pela fabricação dos turboscompressores Light Duty(HE200), Mid Range (HE300 e  HE400) e Heavy Duty (HE500), com capacidade de 130 mil unidades por ano para atender os mercados automotivo, agrícola, mineração, marine e industrial, entre outros.

“Em seu portfólio total de produtos, a Holset atende o mercado brasileiro com turbocompressores aplicados em motores com potências que variam entre 2,5 litros e 95 litros, incluindo arquiteturas de geometria fixa, wastegate (valvulados), geometria variável e diferentes sistemas de 2 estágios”, afirma Leandro Vieira, líder de Engenharia de Serviço de Componentes da Cummins.

Marcos na história

O turbocompressor Holset VGT da CTT foi o pioneiro na tecnologia de geometria variável (VG) para o mercado de veículos comerciais em 1998, lançando o conceito de anel deslizante patenteado, que consiste no deslocamento axial das aletas. Como consequência, ele tem menos peças móveis e menor potencial de desgaste.

A tecnologia do duplo estágio está presente atualmente em caminhões leves e micro ônibus, permitindo maior densidade de potência para redução do tamanho do motor e melhor reposta do veículo mesmo em baixas rotações do motor.

Dicas de manutenção preventiva

A Cummins explica que a primeira dica para manter o turbocompressor do veículo em boas condições é verificar os sistemas de admissão e escape e checar se eles não têm impurezas. Outro ponto de atenção, segundo a empresa, é o fato de que operar com um motor com a admissão de ar ou filtro de ar parcialmente obstruído eleva o consumo de combustível e ainda pode resultar em vazamento de óleo pela admissão.

Vale a pena ficar atento ainda à pressão excessivamente alta de gases de escape, o que também pode acarretar em problemas no turbocompressor, particularmente em vedações (anéis de pistão) e mancais.

Se for realizar a lavagem do motor, a Cummins alerta que é preciso evitar jogar jato de água ou produtos químicos diretamente no atuador, pois isso poderá levar a danos na vedação da haste, corrosão da mola de acionamento e diafragma do atuador. Além disso, nos intervalos de manutenção, verifique todas as abraçadeiras, prendedores, porcas e parafusos do veículo.

Para o motorista em si, a dica é ter cautela ao acionar ou desligar o motor. Acelerar o veículo após dar a partida e/ou antes de desligá-lo, danifica o turbocompressor, causando o aquecimento dos mancais. De acordo com a empresa, a longo prazo, isso pode levar o turbo a falhar definitivamente. Quanto maior o período em que for permitido o resfriamento do motor antes de desligá-lo, menos danos será causado ao equipamento.

Dicas na hora da substituição do turbocompressor

Ao fazer a troca do componente, a Cummins explica que é fundamental conferir se a falha do equipamento ou do veículo foi solucionada, além de checar se o sistema de escape e de admissão estão limpos, isentos de porcas, parafusos, pedaços de juntas, estopas e afins. Também é importante que as tubulações de fornecimento e retorno de óleo estejam limpas, em boas condições e livre de vazamentos.

A outra dica é que, ao realizar a troca de um turbocompressor, o óleo, assim como os filtros, devem ser substituídos. A pré-lubrificação é uma etapa importantíssima e indispensável na instalação do turbo e, por isso, o usuário deve seguir rigorosamente as instruções contidas no certificado de garantia que vem junto com seu turbo genuíno Holset.

The post Cummins dá dicas de manutenção de turbocompressores appeared first on Revista O Mecânico.


Cummins dá dicas de manutenção de turbocompressores Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário