quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Cofap lança 12 códigos de cubos de roda

Cofap Cubos de roda

Novos cubos de roda se destinam a modelos como Fiat Toro, Chevrolet S10 e Hyundai Creta; veja a lista completa de aplicações

 

A Marelli Cofap Aftermarket lança doze códigos de cubos de roda sob a marca Cofap, atendendo veículos das montadoras Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Hyundai e Toyota. Com isso, a empresa amplia seu catálogo que já contava com mais de 150 códigos para mais de 700 aplicações, oferecendo cobertura de cerca de 95% da frota circulante.

O conjunto do cubo da roda é responsável por manter a roda fixada ao veículo, sendo posicionado entre o eixo e os tambores ou discos de freio. Com isso, o componente permite que as rodas girem livremente. Uma de suas funções é transmitir o torque das juntas homocinéticas para as rodas.

Eles são divididos em 1ª, 2ª e 3ª geração, com e sem rolamentos, com e sem ABS, sendo que os de primeira geração são mais comumente encontrados nas rodas dianteiras e sem rolamento acoplado, enquanto os de 2ª e 3ª gerações são aplicados nas rodas dianteiras e traseiras e podem ter rolamentos acoplados.

Além dos rolamentos, os conjuntos do cubo contêm o sensor de velocidade da roda que controla o sistema de freios ABS do veículo. O sistema de controle de tração também usa os sensores do ABS para operar. Se esse sensor falhar, ele pode comprometer o sistema antibloqueio de frenagem e o sistema de controle de tração.

Sinais de falha

A empresa explica que os sinais mais perceptíveis de que um cubo de roda necessita de revisão são: ronco, zumbindo, chiado acima de 50 km/h; vibração do volante durante a condução e a luz do ABS acender, o que indica que o sensor não está lendo corretamente ou o sinal foi perdido. Por isso, ela alerta que é perigoso dirigir com um cubo de roda avariado.

Outro ponto importante destacado pela Cofap é que, à medida que os rolamentos dentro do conjunto se desgastam, as rodas giram com mais dificuldade, causando trepidação. E se o conjunto do cubo se degradar, em casos extremos, pode ocorrer a quebra, fazendo com que a roda se solte.

Os novos códigos e suas aplicações são:

  • CRC03030: Fiat Toro 4×2 2016/… – traseiro com rolamento;
  • CRC03031: Fiat Toro 4×4 2016/… – traseiro com rolamento;
  • CRC04021: GM S-10 2012/2016 e Trailblazer 2012/2016 – dianteiro com rolamento/ sem ABS;
  • CRC04022: GM S-10 2012/2016 e Trailblazer 2012/2016 4×2 – dianteiro com rolamento/ com ABS;
  • CRC04023: GM S-10 2012/2016 e Trailblazer 2012/2016 4×4 – dianteiro com rolamento/ com ABS;
  • CRC08018: Ford Focus Hatch e Sedan 1.6 e 2.0 2014/2019 – dianteiro sem rolamento;
  • CRC10011: Honda CR-V 4×2 2007/2011 – traseiro com rolamento;
  • CRC10013: Honda HR-V 2016/… – traseiro com rolamento;
  • CRC10014: Honda WR-V 2017/2019 – traseiro com rolamento;
  • CRC22033: Toyota Etios 2012/2018 – dianteiro esquerdo com rolamento/ com ABS;
  • CRC22034: Toyota Etios 2012/2018 – dianteiro direito com rolamento/ com ABS;
  • CRC32012: Hyundai Creta 2017/… – traseiro com rolamento

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