segunda-feira, 13 de setembro de 2021

8 dicas sobre catalisador em caminhões pesados

Umicore catalisador caminhão

Umicore explica como preservar o catalisador e as dúvidas mais comuns envolvendo o componente para elevar sua eficiência em caminhões

 

A Umicore lista oito dicas para manter a eficiência do catalisador em caminhões pesados, ação que impacta diretamente no consumo de combustível e no controle da emissão de gases poluentes dos veículos.

A primeira dica é estar atento aos limites de emissões, que atualmente seguem a legislação P7 – (Proconve Pesados 7). No caso do Sistema com catalisador de oxidação (DOC), ele pode conter um filtro catalisado (cDPF) para reter e converter o material particulado (fuligem) em CO², além de ser necessário ter o EGR (sistema de retorno parcial dos gases de exaustão para o motor) para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio, NOx, gerado no motor.

Já o Sistema com catalisador de redução seletiva (SCR) exige uma solução aquosa de ureia a 32% (Arla 32) para que, em contato com a temperatura de exaustão, possa gerar amônia (NH3) que reagirá com o NOx, reduzindo sua concentração no gás de exaustão.

A segunda dica diz respeito à troca dos catalisadores que, segundo a empresa, não é necessária desde que o componente esteja em bom estado, com as manutenções periódicas em dia e fazendo uso de diesel S10 e Arla 32 (se for o caso) de boa qualidade. A Umicore explica que o catalisador pode apresentar vida útil semelhante ou igual à vida útil do próprio caminhão, com no mínimo 160.000 km a 500.000 km, conforme a categoria do veículo ou peso total bruto (PTB).

A terceira dica é ficar atento às possíveis causas de danos ao catalisador de caminhões: uso de diesel inadequado, uso de Arla 32 adulterado ou falsificado, além claro da falta de manutenção preventiva conforme indicado no manual do veículo.

A quarta dica é observar sinais de mal funcionamento do catalisador. Entre eles estão aviso no painel do veículo indicando mal funcionamento e perda de potência do motor, além do consequente aumento na emissão dos gases poluentes.

Se houver algum dano, a quinta dica é que nenhum processo é comprovadamente eficiente para reparar o catalisador. Ou seja, se ele estiver danificado, deve ser substituído.

A sexta dica se refere à limpeza do catalisador que, de acordo com a Umicore, só deve ser realizada com equipamentos e materiais adequados, por empresas especializadas. Ela alerta ainda para o risco de materiais e processos inadequados comprometerem a função catalítica.

A sétima dica diz respeito ao mito de que o catalisador impacta na performance do motor. A Umicore destaca que os veículos foram projetados e desenvolvidos considerando a presença do catalisador para preservação do meio ambiente. Desse modo, a sua remoção é que afeta a performance do motor, além de prejudicar o meio ambiente.

A oitava e última dica é para ficar em dia com a legislação e evitar multas: retirar e não substituir o catalisador do caminhão é crime de trânsito, além de configurar crime ambiental. E isso é passível de multa e apreensão do veículo.

“O catalisador é uma das peças mais ‘verdes’ e amiga do meio ambiente no veículo. O uso de combustível adulterado e óleos lubrificantes inadequados ou de má procedência são fatores que podem comprometer sua eficiência e durabilidade. O mais importante para manter sua eficiência nos caminhões pesados é usar exclusivamente o diesel S10 e Arla 32 de qualidade”, afirma Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore.

“Além disso, é fundamental realizar todas as revisões e manutenções preventivas indicadas no manual do veículo. Observando as catástrofes naturais em todo mundo (enchentes e incêndios em todos os continentes) ninguém pode se isentar da responsabilidade de sua contribuição individual para a deterioração do meio ambiente”, completa.

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