quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Abílio Responde: Retífica no disco

Gostaria de saber se os 0,5 mm a ser retificado (recomendação da Bosch na matéria “Eficiência em dose dupla” de junho/2014) deve ser a partir do diâmetro novo? E qual a média mínima para condenar o disco? Existe alguma?

Antonio José Leite Júnior
Via site O Mecânico

 

Não existe média para se condenar o disco de freio porque as tolerâncias de desgaste entre os diferentes projetos podem variar bastante. É necessário consultar o manual do fabricante do veículo e/ou da peça e sempre respeitar a espessura mínima preconizada ali. Dito isso, não recomende a retífica em um disco muito próximo ao limite de desgaste: mesmo que o desbaste seja pequeno e o disco permaneça dentro da tolerância, por óbvio, o disco continuará se desgastando ao ser posto em uso novamente e ultrapassará o limite de espessura mínima em pouco tempo, comprometendo diretamente a segurança do veículo. Nesses casos, evite arriscar: condene os discos e troque-os por novos.

 


A cada edição da Revista O Mecânico, respondemos dúvidas dos leitores sobre manutenção automotiva e cuidados com o veículo na seção Abílio Responde. Mande sua mensagem para: faleconosco@omecanico.com.br

O post Abílio Responde: Retífica no disco apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Abílio Responde: Retífica no disco Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário