quarta-feira, 20 de maio de 2020

Aprenda em 5 Passos Como Fazer Curso de Reciclagem a Distância e Voltar a Dirigir

É possível fazer curso de reciclagem a distância a fim de recuperar o direito de dirigir após a suspensão da CNH. A IbacBrasil – plataforma de educação a distância – é a melhor opção para quem precisar passar pela reciclagem sem sair de casa, principalmente nesse momento de isolamento social. Além disso, a IbacBrasil oferece cursos com um ótimo custo-benefício. Com a aprovação, e cumprido o período de suspensão, o condutor poderá recuperar sua habilitação no DETRAN.

Ter uma multa para pagar, independentemente do valor a ser pago, é algo bastante desagradável para um motorista.

Receber pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), então, nem se fala.

O risco de ter o documento suspenso é motivo para acabar com a tranquilidade de quem precisa utilizar o veículo todos os dias.

A suspensão da CNH é uma das penalidades mais severas previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O condutor cujo direito de dirigir é suspenso, além de ser proibido de dirigir por determinado tempo, precisa ser aprovado no curso de reciclagem para voltar ao volante.

Se esse é o seu caso, saiba que, neste artigo, você encontrará o conteúdo de que precisa para voltar a dirigir sem complicações.

Falarei sobre o curso de reciclagem a distância, sobre os temas que são abordados nas aulas de reciclagem, entre outros tópicos pertinentes.

Apresentarei a você uma forma de resolver seu problema em apenas 5 passos: você já ouviu falar na IbacBrasil?

Ainda não? Então a leitura deste artigo é fundamental!

Boa leitura!

 

Em Quais Casos o Curso de Reciclagem da CNH é Previsto?

Há mais de uma situação em que o curso de reciclagem é previsto

Caso você ainda não saiba, a frequência em curso de reciclagem é uma das seis penalidades previstas no CTB, em seu art. 256.

O curso de reciclagem também é mencionado no art. 261, § 2° do CTB.

Nesse ponto, o dispositivo legal se refere à obrigatoriedade do curso além do cumprimento do período de suspensão do direito de dirigir como requisito para recuperá-lo.

Embora seja o mais comum, a aplicação dessa penalidade não é exclusiva para os casos de suspensão da CNH.

Ela é prevista, também, em outras situações, de acordo com o art. 268 do CTB. O condutor deverá ser submetido a curso de reciclagem quando:

  1. for necessário reeducá-lo;
  2. seu direito de dirigir for suspenso;
  3. se envolver em acidente grave para o qual tenha contribuído;
  4. condenado judicialmente por delito de trânsito;
  5. em qualquer momento, se constatado que o condutor está colocando em risco a segurança no trânsito;
  6. em outras situações definidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Tendo em vista a previsão do inciso VI do art. 268 do CTB, é possível que, após ser autuado por cometer uma infração, a sua penalidade seja passar pelo curso de reciclagem, quando definido pelo CONTRAN.

Pode parecer estranho, mas essa penalidade tem o propósito de reeducar os condutores, fazendo-os rever seus conhecimentos sobre o trânsito.

Se você está nessa situação e é habilitado há bastante tempo, é normal que não lembre de todo o conteúdo visto durante as aulas de direção.

Por esse motivo, no tópico seguinte, você verá quais temas são abordados no curso de reciclagem e de que forma você poderá se preparar melhor para encará-los.

 

Curso de Reciclagem: Saiba o Que é Preciso Para Ser Aprovado

O curso de reciclagem tem o propósito de relembrar o condutor acerca dos temas relacionados ao trânsito

Como eu disse no tópico anterior, há mais de um motivo pelos quais pode ser necessário submeter-se ao curso de reciclagem.

Contudo, todos eles carregam o mesmo propósito: o de atualizar os condutores quanto aos seus conhecimentos de trânsito.

A boa notícia para quem vai enfrentar o curso de reciclagem é que, diferentemente do curso para formação de condutores, você não será avaliado por uma prova prática.

Ao final de todas as aulas teóricas, você deverá prestar somente o exame teórico, respondendo às 30 questões de múltipla escolha.

O tempo que você terá para a realização da avaliação, incluindo o preenchimento do gabarito de questões, é de 40 a 60 minutos.

Esse tempo varia conforme o estado em que a prova será realizada.

Para obter aprovação, você deverá acertar 70% da prova, o que corresponde a 21 acertos, no mínimo.

Enquanto o curso de 1ª habilitação compreende um total de 45 horas/aula, o curso de reciclagem tem carga horária de 30 horas/aula, as quais são subdivididas em 4 temas.

Para que você tenha mais noção de como esses temas aparecem nas aulas teóricas e são cobrados na avaliação, falarei brevemente sobre cada um deles.

●      Aulas de legislação de trânsito

Nessas aulas, você será apresentado, evidentemente, às normas de circulação no trânsito, às infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, às placas de sinalização etc.

●      Aulas de direção defensiva

Com as aulas de direção defensiva, é esperado que você aprenda a adotar uma postura defensiva ao volante.

Isso significa, principalmente, evitar cometer imprudências que ponham em risco a vida das pessoas no trânsito.

Portanto, essas aulas são direcionadas à manutenção da segurança, o que significa que você verá quais condutas devem ou não ser adotadas no trânsito.

●      Aulas de relacionamento interpessoal

O tema de relacionamento interpessoal é relativo às noções de proteção e respeito ao meio ambiente e ao convívio social no trânsito.

Nesse sentido, serão abordados assuntos como: preservação do meio ambiente, causas de acidentes, relações humanas etc.

●      Aulas de primeiros socorros

Para voltar a dirigir, você também precisará rever algumas noções básicas de primeiros socorros.

Com essas aulas, você deverá saber como agir adequadamente em acidentes ou em outras situações de emergência no trânsito.

É possível, também, que o curso de reciclagem seja composto por noções de mecânica.

O propósito é que o condutor relembre como é o funcionamento do seu veículo e quais providências devem ser tomadas para solucionar eventuais problemas.

Caso você reprove na primeira tentativa, terá a chance de fazer a prova novamente, após 5 dias. Se não conseguir a aprovação novamente, o curso deverá ser realizado desde o início.

Devo alertá-lo, também, para o fato de que a sua presença nas aulas deve ser integral.

Caso seja um problema assistir às aulas presencialmente, você pode optar por fazê-las na modalidade a distância.

Acha que essa não é uma boa opção? Nas próximas seções, apresentarei a você mais de um motivo pelos quais o curso de reciclagem online pode ser vantajoso.

 

Curso de Reciclagem a Distância: É Permitido Por Lei? Existem Benefícios?

Existem muitos benefícios em fazer reciclagem a distância

O CONTRAN permite que o curso de reciclagem seja realizado na modalidade a distância, desde 2004, quando foi publicada a Resolução n° 168/2004.

Em março de 2018, o Conselho publicou a Resolução n° 730/2018, estabelecendo critérios e requisitos técnicos para a homologação dos cursos na modalidade de ensino a distância.

A partir de então, todos os cursos de atualização devem cumprir as exigências mínimas da referida Resolução.

Fazer o curso de reciclagem a distância é uma boa saída para quem tem poucos horários disponíveis durante o dia, pois agiliza bastante o processo.

Afinal, escolhendo essa opção, você facilitará seu dia a dia para frequentar as aulas, já que não precisará se deslocar até um CFC (Centro de Formação de Condutores).

Além disso, você mesmo quem definirá a carga horária de aulas por dia, conforme a sua necessidade.

Em geral, as pessoas tendem a desconfiar da possibilidade de realizar o curso de reciclagem online..

No entanto, desde que a instituição escolhida seja credenciada e homologada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), não há risco de você ter problemas.

Inclusive, caso você tenha receio, é possível pedir uma recomendação de uma empresa vinculada ao departamento de trânsito do seu estado ou do CFC da sua cidade.

De qualquer modo, eu tenho uma sugestão para você estudar em casa sem precisar se preocupar com a credibilidade do curso escolhido.

Siga a leitura e conheça a IbacBrasil – Cursos de Trânsito, uma empresa parceira do Doutor Multas, na qual você pode confiar.

 

Curso de Reciclagem na IbacBrasil: Por Que Essa Empresa é a Mais Indicada Para Recuperar Seu Direito de Dirigir

É possível fazer o curso de reciclagem em casa e voltar a dirigir de forma muito mais fácil

A IbacBrasil, sem dúvida, é a empresa mais indicada para ajudá-lo a recuperar sua CNH.

Além de ser especialista no ensino a distância, a empresa tem 15 anos de experiência no mercado e trabalha com processos educacionais certificados conforme a Norma ISO 9001.

O conteúdo e a metodologia do curso são devidamente homologados pelo DENATRAN e autorizados pelo DETRAN de cada estado para os quais os cursos são ofertados.

A IbacBrasil atende 12 estados do país:

  • Espírito Santo
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Santa Catarina
  • Goiás
  • Paraná
  • Rio Grande do Sul
  • Sergipe
  • Mato Grosso
  • Piauí
  • Mato Grosso do Sul
  • Maranhão

Oferecendo os cursos online de reciclagem da CNH e de direção defensiva para motoristas profissionais, a Ibac tem mais de 150 mil alunos na área de trânsito.

Em alguns estados, como Goiás e Paraná, além desses dois cursos, é oferecido também o de reciclagem preventiva da CNH. Este é destinado aos motoristas profissionais com pontuação na CNH entre 14 e 19 pontos.

O curso de reciclagem preventiva tem o objetivo de evitar que o motorista, o qual exerce atividade remunerada com o veículo, fique sem dirigir por conta da suspensão da CNH.

Os requisitos para realizar esse curso, além de a habilitação somar entre 14 e 19 pontos, são:

Mais de 60 mil condutores, entre eles, instrutores e examinadores de trânsito, já fizeram o curso de reciclagem na plataforma online da IbacBrasil.

Com isso, conseguiram ter seu direito de dirigir de volta com muito mais facilidade.

Não posso deixar de falar sobre um dos principais diferenciais dos serviços da IbacBrasil: o curso de reciclagem da CNH online pode ser realizado pelos condutores surdos.

Afinal, os conteúdos também são ministrados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Ficou interessado em conhecer melhor o curso da IbacBrasil? Então leia a próxima seção!

 

Curso de Reciclagem na IbacBrasil: Como se Inscrever e Fazer o Curso Online

Faça o curso de reciclagem em apenas 3 dias

Não há mistério para começar a assistir às aulas e garantir que a sua CNH seja recuperada assim que possível.

Quando o condutor é penalizado com a suspensão do direito de dirigir, o DETRAN determina, também, o tempo de suspensão.

O período de bloqueio do direito de dirigir pode ir de 2 a 24 meses, dependendo da circunstância que motivou a suspensão.

A suspensão é uma penalidade que pode ser aplicada em dois casos, conforme art. 261 do CTB:

No primeiro caso, o tempo mínimo estabelecido para que a penalidade seja cumprida é 2 meses; na segunda circunstância, é 6 meses.

Já o período máximo no primeiro caso é de 24 meses, e no segundo 18 meses. Para voltar a dirigir, o condutor deverá, antes, cumprir o período de suspensão determinado pelo órgão.

Contudo, isso não o impossibilita de se inscrever no curso de reciclagem a fim de adiantar o processo de retorno ao volante.

O curso de reciclagem da CNH pode ser feito antes do término do período de suspensão.

Desde o início do período de suspensão, você já pode procurar a IbacBrasil para se inscrever no curso.

Assim, quando o tempo de suspensão for concluído, você estará apto a voltar ao volante, sem precisar esperar nem mais um dia.

Além disso, não se esqueça de que existe a possibilidade de reprovação na primeira tentativa da prova teórica.

Nesse caso, é possível refazê-la a tempo, de modo que, ao fim da suspensão, você possa pegar a CNH no DETRAN no mesmo dia.

Portanto, a partir de agora, você verá quais passos devem ser dados para iniciar o curso de reciclagem e finalizá-lo em poucos dias.

Passo 1 – Entregue a CNH no DETRAN e confira se você está apto a se matricular no curso

Não deixe de entregar o documento

A primeira coisa a ser feita é entregar sua CNH no DETRAN e começar a cumprir a penalidade.

Quanto antes o documento for entregue, antes você poderá voltar ao volante.

Na página inicial do site da IbacBrasil, aparecerão os 12 estados para os quais o curso de reciclagem online está disponível.

Você deverá selecionar o estado em que a sua CNH está registrada. Depois, clique em “RECICLAGEM DE CNH ONLINE”.

Você será direcionado, então, para a aba em que você poderá fazer essa verificação, inserindo o seu CPF, sua data de nascimento e a categoria da sua CNH.

Esse sistema é integrado ao DETRAN do seu estado. Por isso, é importante verificar antes se está tudo certo para que você possa fazer o curso.

Caso esteja apto, o próprio sistema abrirá um formulário para que você faça a matrícula.

Passo 2 – Matricule-se no curso de reciclagem

Fazer a matrícula é muito simples

Para efetuar a matrícula, preencha o formulário com os seus dados e indique a forma de pagamento.

A quantia cobrada poderá ser parcelada ou paga à vista no boleto. O valor e as possibilidades de parcelamento variam dependendo do estado.

Os valores mais em conta estão na região sul do país.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o curso custa R$ 130 no boleto bancário, ou é possível parcelar esse valor em 4 vezes sem juros no cartão.

Para você ter uma ideia, no DETRAN/RS, o valor total do curso de reciclagem atualmente é de R$ 301,08.

Em Santa Catarina, o valor é um pouco mais caro do que no Rio Grande do Sul. Contudo, o número de parcelas aumenta para 8 vezes sem juros no cartão.

A IbacBrasil ainda não atende no estado de São Paulo, mas, lá, se o curso de reciclagem for feito no DETRAN/SP, o condutor não paga nada.

Caso o pagamento seja feito via boleto, você deverá aguardar a compensação bancária, que pode levar até 48h.

Pagando com o cartão, por outro lado, a compensação é imediata. Assim que o pagamento for confirmado, você receberá um e-mail informando o login e a senha de acesso ao curso.

Passo 3 – Prepare-se para o exame teórico

Estude antes de fazer a prova teórica

Esta etapa é a mais importante.

É quando você deverá assistir às aulas do curso, buscando absorver o máximo dos conteúdos estudados para realizar o exame teórico e conseguir a aprovação.

Para ajudar nos seus estudos e tirar eventuais dúvidas, você terá um tutor e um monitor à sua disposição.

O curso deve ser finalizado, no mínimo, em 3 dias e, no máximo, em 45 dias.

Ao conclui-lo, basta imprimir o certificado online gerado pelo sistema. Assim, a nota atingida no curso será registrada automaticamente na base de dados do DETRAN.

Com a nota – que deve ser, no mínimo, 7 –, você já pode ir para o próximo passo.

Passo 4 – Agende o exame teórico no DETRAN

O exame teórico será presencial

Esta é a penúltima etapa.

Com o certificado de conclusão do curso, dirija-se a um CFC de sua preferência para solicitar o desbloqueio do seu RENACH (Registro Nacional de Carteiras de Habilitação).

Após, efetue o pagamento da taxa referente ao exame teórico e agende a prova, que deverá ser presencial.

Acertando 70% das questões da prova, você estará aprovado para retomar o seu direito de dirigir assim que findar o período de suspensão da CNH.

Passo 5 – Busque sua CNH no DETRAN

O último passo será possível se você obtiver aprovação no exame teórico e cumprir a penalidade

Depois de ser aprovado e de cumprir a penalidade de suspensão, você só precisará ir até o DETRAN para recuperar o seu documento de habilitação e voltar a dirigir.

Mas atenção: sem reciclagem, não dirija!

Voltar a dirigir após o período de suspensão, sem ter feito o curso de reciclagem, é sinônimo de problemas.

Enquanto você não obtiver aprovação na prova teórica da reciclagem, não estará apto a dirigir, ainda que já tenha cumprido o tempo de suspensão.

Além disso, sem realizar o curso, você não poderá retirar a CNH no DETRAN.

O condutor que for flagrado dirigindo um veículo, sem passar pela reciclagem, terá sua habilitação recolhida, de acordo com o art. 16, § 4° da Resolução n° 723/2018 do CONTRAN.

Por não portar a CNH, você também poderá ser autuado por conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório – infração prevista no art. 232 do CTB.

 

Conclusão

Siga o passo a passo e tenha sua CNH de volta em pouco tempo

Com este artigo, você soube que a frequência em curso de reciclagem é umas das penalidades previstas pelo CTB.

Além disso, apresentei a você os casos em que pode ser necessário que o condutor passe pela reciclagem da CNH.

Com você viu, não é apenas por conta da suspensão do direito de dirigir que essa penalidade pode ser aplicada, embora seja essa a circunstância mais comum.

Falei brevemente, também, sobre os temas abordados nas aulas do curso e sobre a permissão para realizá-lo a distância.

Agora, você conhece a IbacBrasil – Cursos de Trânsito. E sabe que essa empresa oferece a melhor e mais econômica opção para fazer o curso de reciclagem e voltar a dirigir.

Com toda a ajuda disponibilizada pela empresa, tenho certeza de que você só terá vantagens fazendo o curso totalmente online.

Basta seguir o passo a passo, preparar-se para fazer a prova e tudo dará certo!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!

E, se possível, compartilhe este artigo para que outras pessoas saibam como fazer curso de reciclagem na IbacBrasil.

 

Referências:

  1. https://www.ibacbrasil.com/
  2. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503.htm
  3. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao7232018.pdf
  4. https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_168_04_COMPILADA.pdf

 

O post Aprenda em 5 Passos Como Fazer Curso de Reciclagem a Distância e Voltar a Dirigir apareceu primeiro em Doutor Multas.


Aprenda em 5 Passos Como Fazer Curso de Reciclagem a Distância e Voltar a Dirigir Publicado primeiro em https://doutormultas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário