terça-feira, 19 de maio de 2020

Confira aqui o gabarito extra oficial do Encceja 2020

Vai fazer o Encceja em 2020? Fique atento ao calendário da prova!

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada anualmente para comprovar os conhecimentos de pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada.

A seguir, você pode encontrar informações sobre a prova, o gabarito e o resultado do Encceja.

Como funciona a prova do Encceja?

A prova do Encceja é aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com 120 questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento, o exame é realizado em um único dia, no período da manhã e da tarde.

Cada área do conhecimento possui 30 questões, no entanto, os conteúdos abordados são diferentes para o Ensino Fundamental e Médio.

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Para fazer a prova do Ensino Fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos completos. Já para o exame do Ensino Médio, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos. As inscrições são feitas pela página do Encceja, no site do Inep.

Gabarito extra oficial do Encceja 2020

O gabarito extra oficial do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep pois tanto a data da prova, quanto a de divulgação do gabarito e até mesmo o período de inscrições para o exame são divulgados no edital, que deve sair nos próximos dias. Assim que o calendário oficial for divulgado atualizaremos essa publicação com todas as datas. Por isso, salve essa página e fique atento para ser informado em primeira mão!

Normalmente, o gabarito é disponibilizado pelo Inep em até dez dias úteis após a aplicação da prova. Por meio dele, é possível saber o número de erros e acertos na prova do Encceja, mas não é possível saber se você foi aprovado ou reprovado.

Isso acontece porque o método utilizado para a correção da prova é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que prevê chutes. Sendo assim, a nota não necessariamente é igual ao número de acertos.

Para saber as notas individuais, é necessário acessar o resultado do Encceja. Somente por meio dele é possível saber se você foi aprovado ou reprovado.

Como ver o resultado do Encceja 2020?

Diferente das datas de inscrição, aplicação da prova e divulgação do gabarito, o dia da divulgação do resultado do Encceja não é publicado no edital.

A data de divulgação do resultado só é definida após o dia de aplicação do exame. Na última edição, em 2019, o resultado foi disponibilizado no site do Inep no dia 6 de dezembro, quase quatro meses após a data da prova, que aconteceu no dia 25 de agosto.

O que fazer com a nota do Encceja?

Após conferir as notas individuais pelo resultado do Encceja, se aprovado, o próximo passo é obter o certificado de aprovação. É esse documento que comprova oficialmente a formação no Ensino Fundamental ou Médio.

Apesar de o Inep ser o responsável pela aplicação das provas, quem emite o certificado são as Secretarias Estaduais de Educação. Durante a inscrição, o candidato precisa escolher uma unidade de Secretaria de Educação para retirar o certificado – essa informação pode ser acessada a qualquer momento na página do participante do Encceja, no site do Inep.

Portanto, após acessar o resultado é preciso entrar em contato com a Secretaria de Educação escolhida para saber qual é o procedimento de retirada do certificado.

Com o certificado em mãos, além de ser formado no Ensino Básico, o aprovado pode buscar um diploma de nível superior, ou seja, cursar uma graduação como tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.

Além de aumentar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, um diploma de curso superior eleva as chances de promoção ou aumento de salário. A remuneração de um profissional é determinada pelo seu grau de instrução e, quanto maior for o grau, maior será o salário.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), quem possui uma graduação pode ganhar até 140% a mais.

No entanto, a escolha de onde estudar também é fundamental. Para que o diploma seja válido em todo território nacional é preciso estudar em uma instituição com cursos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas faculdades que oferecem diversos tipos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Tirou suas dúvidas sobre o Encceja 2020? Conte para nós pelos comentários!

Compartilhar

Confira aqui o gabarito extra oficial do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário