sexta-feira, 22 de maio de 2020

Descubra como e onde ver o gabarito do Encceja 2020

Todo mundo que participa do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja, busca algo em comum: um passaporte para o próximo nível de escolaridade.

Quem passar na prova consegue a certificação de ensino fundamental ou médio e pode aproveitar melhores oportunidades de trabalho e também se aproximar do tão sonhado curso superior.

Mas chegar lá exige bastante dedicação — especialmente em 2020, com a pandemia de Covid-19.

Os participantes se perguntam quando vão ser aplicadas as provas e, obviamente, como e onde ver o gabarito do Encceja 2020!

Descubra a seguir!

Como vai ser o Encceja 2020

O Encceja tem dois tipos de prova, para o ensino médio e para o fundamental.

Em ambos, o exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões – totalizando 120 – e mais uma prova de redação.

Embora mantenham o mesmo formato, as provas têm níveis de dificuldade diferentes, de acordo com o grau de ensino escolhido.

O Encceja do ensino fundamental tem provas de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa (inclui Língua Estrangeira, Artes e Educação Física), História e Geografia (inclui Filosofia e Sociologia). Para finalizar, uma redação.

As provas do Encceja do ensino médio têm Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Aqui também será preciso escrever uma redação.

Os alunos farão tudo em um só dia, geralmente um domingo. A primeira bateria de provas começa às 9h e termina às 13h. A segunda começa às 15h30 e termina às 20h30!

Veja a seguir como checar os gabaritos!

Como e onde ver os gabaritos do Encceja 2020

As provas do Encceja 2020 vão acontecer em um domingo, e os gabaritos oficiais devem ser publicados em até 10 dias úteis após a realização dos exames.

A lista com as respostas de todas as 120 questões estará disponível no site oficial do Encceja. Basta acessar e conferir os erros e acertos, batendo com as suas anotações.

A gente sabe que 10 dias úteis é bastante tempo para quem está ansioso por ter uma ideia de como foi nas provas.

A galera apressada pode acessar o gabarito extraoficial pela internet já no dia seguinte às provas.

Mas a nossa recomendação é que você espere o oficial. Demora mais, mas é mais seguro.

Lembrando que para passar no Encceja é necessário obter pelo menos 100 pontos em cada uma das provas objetivas e nota acima de cinco na redação.

Os gabaritos oficiais dão uma ideia de seu desempenho (quanto mais questões acertadas, melhor!), mas a nota final depende da redação, que é corrigida manualmente, uma a uma, pelos professores contratados pelo Inep.

A pergunta é: quando saem os resultados do Encceja 2020?

Descubra no próximo tópico!

Quando acontece o Encceja 2020

A realização do Encceja 2020 ainda é uma grande incógnita.

A data inicial prevista, em agosto, não vai mais rolar.

No entanto, os técnicos do Inep garantem que a prova acontecerá ainda em 2020, mas muito provavelmente deve ser adiada para o fim do ano.

O edital, que sairia em maio, também só deve ser publicado mais adiante.

Por isso, é muito provável que os resultados do Encceja só estejam disponíveis nos primeiros meses de 2021!

Para saber se foi aprovado, o participante deve acessar o site oficial do Encceja, informar o CPF e a senha cadastrada.

A certificação pode ser total, caso o candidato obtenha a pontuação mínima necessária em cada uma das provas e na redação, ou parcial, caso pontue o necessário só em algumas provas.

Depois disso, é só combinar a data de buscar o certificado junto à instituição escolhida no momento da inscrição.

Requisitos para participar do Encceja 2020

Para fazer o Encceja em 2020, os participantes precisam apenas atender aos critérios de idade, que são:

  • 15 anos ou mais para quem vai tentar a certificação de ensino fundamental.
  • 18 anos ou mais para quem vai tentar a certificação de ensino médio.

As inscrições são gratuitas e só podem ser feitas no site oficial do Encceja.

Para isso, o candidato só precisa informar alguns dados pessoais (CPF, endereço, etc.), dizer em qual cidade gostaria de fazer as provas, qual o tipo de certificação buscada e apontar uma instituição certificadora, que pode ser a secretaria estadual de educação ou o instituto federal de educação, ciência e tecnologia da sua cidade.

As datas de inscrição estão indefinidas até a divulgação do edital do exame. Quando abrirem, vão ficar dez dias à disposição dos interessados.

Do Encceja para o Enem: veja como entrar na faculdade

O Encceja do ensino médio é um belo treino para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Com a mesma estrutura de provas, é praticamente um teste para quem pretende encarar, mais tarde, um dos mais importantes do Brasil.

O grande diferencial do Enem é permitir acesso direto a faculdades públicas e privadas em todo o país.

Com um bom desempenho, os candidatos podem tentar vaga em universidades públicas (Sisu), bolsas de estudos em faculdades privadas, (ProUni) financiamento estudantil facilitado (FIES) ou mesmo entrar em diversas instituições privadas sem precisar sequer fazer vestibular.

O Enem é aceito pelas mais conceituadas faculdades brasileiras, tanto na rede pública quanto na particular.

Veja alguns exemplos de faculdades privadas bem conhecidas onde você pode estudar com bolsa do ProUni, financiamento do FIES ou entrar sem fazer vestibular com a nota do Enem:

Veja também:

Calendário Enem 2020: Veja todas as datas importantes!

Na expectativa de fazer o Encceja 2020? Quando você acha que as provas vão acontecer? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar

Descubra como e onde ver o gabarito do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário