sábado, 16 de maio de 2020

Descubra como saber se você passou na prova do Encceja 2020

Vai fazer o Encceja em 2020? Fique atento ao calendário da prova e saiba como acessar o resultado

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é realizado anualmente para atestar o conhecimento de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada, por meio de certificado.

Como funciona a prova do Encceja?

A prova é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, por isso, para se inscrever é necessário acessar a página do Encceja no site o Inep. Os pré-requisitos para efetuar a inscrição, são:

  • Ter registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Ter pelo menos 15 anos, para a prova voltada para o Ensino Fundamental;
  • Ter, no mínimo, 18 anos para fazer o exame voltado para o Ensino Médio.

O exame é aplicado anualmente em um único dia e possui 120 questões de múltipla escolha. As questões são distribuídas em quatro áreas do conhecimento, com 30 questões cada.

Os conteúdos da prova para o Ensino Fundamental e Ensino Médio são diferentes. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um.

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Química, Física e Biologia
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Redação, Artes e Educação Física
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Gabarito do Encceja

O gabarito do Encceja é divulgado pelo Inep após, aproximadamente, dez dias úteis depois da aplicação da prova. Ele pode ser acessado pela página do Encceja, no site do Inep.

Como o edital da edição de 2020 da prova ainda não foi divulgado, não há uma data oficial para a prova ou para o gabarito.

Por meio do gabarito, é possível conferir quantas questões o candidato acertou e quantas errou. No entanto, a nota final é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que identifica possíveis chutes. Isso quer dizer que a nota não é calculada com base no número de acertos.

Embora o gabarito ajude o participante a ter uma noção de seu desempenho, só a nota final divulgada posteriormente pelo Inep é que apresenta o resultado oficial de cada candidato, com a informação da aprovação ou reprovação.

O calendário normalmente é divulgado junto com o edital, nas primeiras semanas do mês de maio. Fique atento ao portal do Inep, pois o cronograma deve ser publicado nos próximos dias.

Quando sai o resultado do Encceja?

O resultado do Encceja normalmente é divulgado após a aplicação da prova. Na última edição, a publicação do resultado do Encceja 2019 foi no dia 6 de dezembro, quase quatro meses após a aplicação da prova – que ocorreu no dia 25 de agosto.

A data do Encceja 2020 também não foi divulgada, assim como o período de inscrições. Ambas são publicadas no edital da prova, no calendário da prova, que normalmente sai no mês de maio.

Como acessar o resultado do Encceja?

Embora ainda não tenha uma data oficial para a divulgação do resultado do Encceja 2020, a forma como o resultado pode ser acessado é a mesma. Veja a seguir o passo a passo:

  • Acesse a página do participante do Encceja, no site do Inep
  • Preencha o número do seu CPF e sua senha
  • Confira as suas notas

Para ser aprovado, é necessário atingir pelo menos 100 pontos em cada área do conhecimento e 5 na redação. Feito isso, o próximo passo é retirar o certificado.

A certificação do Encceja é emitida pelas Secretarias Estaduais de Educação. Ao se inscrever para o exame, os candidatos devem escolher em qual unidade desejam retirar o certificado. Por isso, ao ser aprovado, o candidato deve informar-se sobre as instruções para obter a certificação na unidade escolhida.

O que fazer após conferir a nota do Encceja?

O certificado do Encceja abre a possibilidade de ingressar no Ensino Superior, ou seja, fazer um curso de graduação como tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.

A formação superior aumenta as chances de ingresso no mercado de trabalho, de promoção e aumento de salários. A remuneração de um funcionário normalmente é proporcional ao seu grau de instrução e quanto maior for o grau, maior será o salário.

Para que o diploma de graduação seja válido, porém, é preciso estudar em uma instituição com cursos autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, que estejam devidamente registrados e de acordo com as diretrizes do órgão.

Veja a seguir algumas opções de faculdades que oferecem cursos de graduação autorizados e reconhecidos pelo MEC nos graus tecnológico, bacharelado e licenciatura, e nas modalidades presencial e a distância:

Leia mais:
Saiba tudo sobre a prova do Encceja

Tirou as suas dúvidas sobre o Encceja 2020? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar

Descubra como saber se você passou na prova do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário