terça-feira, 26 de maio de 2020

Umicore alerta para importância da manutenção do filtro de partículas

Filtro de partículas Umicore

Se a peça estiver danificada, o que pode ocorrer por avarias no motor ou nos sensores, é possível que leve ao funcionamento desregulado do motor

 

A Umicore alerta para a importância de manter a manutenção correta do filtro de partículas nos veículos movidos a diesel, fundamentais nesse período para garantir o abastecimento de produtos em todo o Brasil.

Localizada no escapamento dos veículos, a peça colabora com a redução de mais de 90% da emissão de materiais particulados graças à conversão do material particulado retido no filtro em CO2 e água. Isso é possível pela função catalítica do equipamento, que promove reações purificadoras dos gases de exaustão.

A Umicore também orienta que, para evitar o desgaste precoce da peça, é fundamental fazer a troca do óleo lubrificante no período indicado. “Se isso não for feito, o funcionamento desregulado do motor implica em um maior consumo de óleo do que o recomendado, fazendo com que o sistema de pós-tratamento seja prejudicado”, afirma Miguel Zoca, gerente de Aplicação de Produto da Umicore. Outro problema que pode ocorrer é o entupimento dos poros do filtro por cinzas, impedindo que ele cumpra sua função.

A troca do filtro de partículas é necessária sempre que for identificado algum dano físico na peça, que podem surgir por conta de avarias no motor ou nos sensores. “O consumo de combustível é um dos fatores que mais geram custos em uma frota de veículos comerciais. Portanto, para evitar problemas maiores no futuro, as manutenções preventivas devem ser realizadas dentro do prazo previsto por cada fabricante para prolongar a vida útil dos modelos”, completa Zoca.

O post Umicore alerta para importância da manutenção do filtro de partículas apareceu primeiro em Revista O Mecânico.


Umicore alerta para importância da manutenção do filtro de partículas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário