sexta-feira, 15 de maio de 2020

Descubra qual é a data da prova do Encceja 2020

Você pretende fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2020? Saiba que essa é uma decisão muito importante para a sua vida e que pode trazer muitos frutos para o seu futuro!

Isso porque o Encceja é o melhor e mais curto caminho para que jovens e adultos que não concluíram o ensino básico na idade indicada recebam o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio.

Depois que receberem o certificado do Encceja, os estudantes poderão pensar em ambições maiores para a vida profissional, como fazer uma faculdade ou se candidatar para um cargo em uma empresa que exija o ensino básico completo.

Fácil entender porque o Encceja é tão importante para a carreira de muita gente, não é? Então é hora de ficar por dentro de algumas informações essenciais para fazer a prova este ano!

Quando é a prova do Encceja 2020?

A prova do Encceja costuma acontecer nos primeiros meses do segundo semestre do ano. A data é divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova.

O Inep confirma o calendário com as datas mais importantes no final do primeiro semestre, quando é publicado o edital do Encceja. O documento apresenta informações essenciais para os candidatos começarem a se preparar para a prova, como as datas de inscrição e a própria data de aplicação do exame.

Contudo, o edital do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep e ainda não há data anunciada para a realização da prova. Mesmo assim, o MEC confirma que a prova vai acontecer em 2020.

Por isso, quem pretende fazer a prova deste ano deve ficar atento aos sites oficiais do Inep e do MEC e no Guia da Carreira para estar por dentro das divulgações das datas. Logo que o edital for publicado, informações fundamentais, como o dia da prova, estarão disponíveis para consulta.

Em 2019, o edital publicado pelo Inep no mês de maio confirmava a data da prova para o dia 25 de agosto, em um domingo, nos períodos da manhã e da tarde. Com essa data, os candidatos que pretendem fazer o Encceja 2020 podem estipular uma data aproximada.

Como fazer a inscrição do Encceja 2020?

Outra informação importante que será divulgada pelo edital é a data de inscrição do Encceja 2020. Quando as inscrições forem liberadas, os candidatos devem realizar os seguintes passos para realizar a inscrição:

  • Acesse a página do Encceja no site oficial do Inep;
  • Abra a página de inscrição;
  • Informe seu CPF e data de nascimento;
  • Em seguida, informe seus dados pessoais solicitados;
  • Informe se você precisa de atendimento especializado;
  • Depois, você deve informar o tipo de certificação que deseja obter, a cidade onde deseja realizar a prova e qual instituição deverá emitir o seu certificado;
  • Em seguida, responda atentamente ao questionário socioeconômico;
  • Informe um endereço de e-mail e número de telefone válidos para contato.
  • Crie uma senha para acessar o sistema do Encceja;
  • Pronto, a inscrição está finalizada.

Quando a data da prova se aproximar, você receberá o cartão de confirmação com todos os seus dados e com Lembrando que a prova do Encceja é gratuita e não há nenhuma taxa de inscrição.

O que estudar para a prova do Encceja 2020?

O que você precisa estudar para o Encceja 2020 depende de que tipo de prova irá fazer.

Os estudantes que não terminaram o ensino fundamental e têm entre 15 e 17 anos devem realizar a prova que dá certificação de competências do ensino fundamental.

Os conteúdos cobrados nesse exame são os seguintes:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Os candidatos que possuem 18 anos completos ou mais e não finalizaram o ensino médio  fazem a prova com as disciplinas do ensino médio.

As matérias que devem ser estudadas são essas:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Para que os candidatos se preparem para realizar a prova, o Inep disponibiliza em seu site apostilas de estudo do conteúdo de todas as disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio. 

Quais são as outras datas importantes do calendário do Encceja 2020?

O calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado e as datas ainda não estão confirmadas. Mas para os candidatos já começarem a se preparar, é possível acompanhar o calendário das provas de anos anteriores. Veja:

  • Edital: maio ou junho de 2020;
  • Inscrições: maio e junho de 2020;
  • Solicitação de atendimento especializado: durante o período de inscrição;
  • Liberação do Cartão de Confirmação: agosto de 2020;
  • Data da prova: agosto ou setembro de 2020;
  • Resultados: dezembro de 2020.

Onde estudar depois de fazer o Encceja?

Quem for aprovado no Encceja e receber o certificado do ensino médio já pode iniciar o processo de entrar em uma faculdade. Para isso, já pode se inscrever no Enem e em outros vestibulares do Brasil.

Depois que escolher qual curso fazer, é hora de decidir onde estudar. Para te ajudar, elaboramos uma lista com algumas faculdades credenciadas e bem avaliadas pelo MEC, que são bem conceituadas no mercado de trabalho.

Veja abaixo:

Os estudantes podem usar a nota do Encceja para concorrer a bolsas de estudo nessas universidades e descontos nas mensalidades sem restrições e critérios socioeconômicos.

Leia também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja

Depois que conseguir o certificado do Encceja, que curso você pretende fazer? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar

Descubra qual é a data da prova do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário