sexta-feira, 15 de maio de 2020

Conheça o calendário do Encceja 2020

Se você pretende fazer a prova e está buscando informações do calendário do Encceja 2020, este texto pode te ajudar!

Você conhece o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)? Sabe como ele funciona e para que ele serve?

Caso um estudante não tenha completado o ensino básico (ensino infantil, fundamental e médio) na idade apropriada, o Encceja é a melhor opção para certificar os conhecimentos das disciplinas de ensino fundamental e médio.

Não é cobrada nenhuma taxa de inscrição no Encceja, e os estudantes que são aprovados recebem o certificado de conclusão das disciplinas de ensino básico. Os certificados são necessários para os jovens e adultos seguirem a formação no ensino superior ou até mesmo na busca por oportunidades de emprego.

Por isso, fazer o exame é uma forma mais eficaz e rápida que entrar em uma escola para obter as certificações necessárias e fundamentais para carreira.

Se interessou e quer fazer o Encceja 2020? Conheça algumas das principais informações que os candidatos precisam saber sobre o calendário da prova deste ano.

Quando é a prova do Encceja 2020?

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou quando o Encceja 2020 será aplicado. Nos últimos anos, as inscrições aconteceram no fim do primeiro semestre, enquanto a prova foi realizada no começo do segundo semestre.

Em 2019, as inscrições para o exame aconteceram entre os dias 20 e 31 de maio, e a prova foi aplicada no dia 25 de agosto.

Calendário do Encceja 2020

Em abril de 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pela aplicação do Encceja e outros exames, garantiu a realização do Encceja 2020.

Nas redes sociais do Inep, o presidente do órgão, Alexandre Lopes, confirmou que a prova acontecerá ainda este ano e que os estudantes devem ficar atentos nos portais oficiais do Inep e do MEC para ficarem por dentro de novas informações sobre o calendário do Encceja 2020.

Com o cronograma do Encceja ainda não divulgado, não é possível afirmar quando serão as datas de inscrição, aplicação da prova, resultado e outras etapas importantes da prova.

No entanto, os estudantes podem usar como base o calendário de 2019 para ter datas aproximadas de quando a prova será aplicada em 2020.

Veja como foi o calendário do Encceja 2019:

  • Publicação do Edital do Encceja 2019: 08/05/2019
  • Inscrições do Encceja 2019: de 20/05/2019 até 31/05/2019
  • Justificativa de Ausência: de 20/05/2019 até 31/05/2019
  • Divulgação do local de prova do Encceja 2019: 12/08/2019
  • Data da prova do Encceja 2019: 25/08/2019
  • Divulgação do Gabarito do Encceja 2019: 03/09/2019
  • Resultado do Encceja 2019: 06/12/2019

Lembre-se! As datas acima são referentes ao Encceja 2019, uma vez que o calendário do Encceja 2020 ainda não foi divulgado pelo Inep.

As datas podem (e devem) mudar de um ano para o outro, por isso é necessário ficar de olho nas páginas oficiais do MEC e do Inep para estar por dentro das novidades.

O que estudar para o Encceja 2020?

A prova do Encceja é feita para dois públicos: os que não possuem certificado de conclusão do ensino fundamental e os que não têm o certificado de conclusão do ensino médio. O estudante realiza uma delas, de acordo com a sua necessidade.

Para quem não possui o ensino fundamental completo e tem entre 15 e 17 anos, os conteúdos cobrados no exame são os seguintes:

  • Prova I: Ciências Naturais
  • Prova II: Matemática
  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
  • Prova IV: História e Geografia

Para aqueles que têm mais de 18 anos completos e buscam o certificado de conclusão do ensino médio, as disciplinas são:

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias
  • Prova III: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Há diversas maneiras de estudar esses conteúdos e chegar preparado para realizar o exame. Uma das formas mais utilizadas pelos alunos é estudar pelo site do próprio Inep.

No portal, estão disponíveis apostilas em PDF chamadas de Livros do Estudante, onde os alunos podem acompanhar o conteúdo de cada disciplina cobrado na prova.

Ensino Fundamental:

Ensino Médio:

Outra forma de se preparar para o Encceja 2020 é estudar por provas antigas, também disponíveis no site do Inep.

Onde posso usar a minha nota do Encceja 2020?

Depois de ser aprovado no Encceja e conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, os jovens e adultos podem realizar o sonho de entrar na faculdade e fazer o curso de ensino superior desejado. Há duas maneiras mais comuns de fazer isso:

  • Esperar a aplicação do Enem em 2021 para usar a nota para ingressar na faculdade por algum dos programas do governo (Sisu, Prouni e Fies);
  • Entrar em uma faculdade que não exige a nota do Enem para que os estudantes entrem nos cursos.

Assim, com o certificado de conclusão do ensino médio obtido por meio do Encceja, já é possível entrar em um curso de ensino superior em diversas faculdades. Abaixo, você encontra algumas instituições onde você pode se matricular em uma graduação e até conseguir bolsas de estudo que reduzem o valor da mensalidade:

Nessas universidades, você não precisa esperar o Enem do próximo ano para entrar, pois elas possuem seleção própria.

Veja também:

Saiba como concluir o ensino médio por meio do Encceja
Descubra onde achar o material de estudos para o Encceja

O que você pretende fazer depois de receber o certificado do Encceja? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar

Conheça o calendário do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário