terça-feira, 19 de maio de 2020

Saiba onde ver a lista de aprovados do Encceja 2020

Vai fazer o Encceja em 2020? Saiba quando sai o resultado da prova e como saber se você foi aprovado!

Realizado anualmente, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é voltado para aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada.

Por meio de um certificado, os candidatos aprovados no exame têm o atestado de conhecimentos e formação até o Ensino Médio.

Como funciona a prova do Encceja

O órgão responsável pela aplicação do Encceja é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O exame é aplicado em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde. Com 120 questões, sendo 30 para cada uma das quatro áreas do conhecimento, além da redação.

No entanto, os conteúdos abordados nas provas do Ensino Fundamental e Médio são diferentes. Confira:

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Para fazer a prova do Ensino Fundamental, é necessário ter pelo menos 15 anos. Já para o exame do Ensino Médio, é preciso ter idade igual ou superior a 18 anos.

Aqueles que atenderem esses pré-requisitos devem se inscrever pela página do Encceja, no site no Inep. O período de inscrições ainda não foi divulgado pelo órgão, mas deve sair junto com o edital do Encceja 2020 nos próximos dias.

Onde ver a lista de aprovados do Encceja 2020?

Na última edição do Encceja, não foi disponibilizada uma lista de aprovados. Para saber se foram aprovados, os candidatos devem seguir o seguinte passo a passo:

  • Acessar a página do participante, no site do Inep
  • Preencher o número do CPF, a senha e selecionar a figura indicada
  • Verificar as notas

Para ser aprovado e obter o certificado, é necessário tirar pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e no mínimo 5 na redação, que vale de 0 a 10.

Caso o candidato não alcance a pontuação necessária em todas as áreas do conhecimento, ele recebe uma declaração de proficiência apenas nas matérias em que foi aprovado. Assim, é possível fazer somente as provas das matérias em que foi reprovado, na próxima edição do Encceja, para obter o certificado.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

O resultado do Encceja é divulgado após a realização da prova. No entanto, ainda não há uma data definida para o dia do exame, pois o calendário com todas as datas do Encceja 2020 é divulgado junto com o edital, que normalmente é lançado nas primeiras semanas de maio.

O edital deve ser publicado nos próximos dias, por isso, salve essa página e fique atento, pois assim que as datas estiverem disponíveis esse texto será atualizado com as informações oficiais.

Na última edição, em 2019, o resultado foi divulgado pelo Inep no dia 6 de dezembro, quase quatro meses após a realização da prova que aconteceu no dia 25 de agosto.

Como solicitar o certificado do Encceja?

Embora a prova do Encceja seja realizada pelo Inep, a emissão do certificado é feita pelas Secretarias Estaduais de Educação.

Durante a inscrição, os candidatos podem escolher em qual unidade da Secretaria de Educação preferem retirar o documento – essa informação pode ser acessada a qualquer momento na página do participante.

Feito isso, os aprovados devem entrar em contato com a secretaria para se inteirar sobre o procedimento de retirada do certificado. Normalmente a retirada é feita pessoalmente, por meio da apresentação de documentos como o CPF, RG e impressão das notas – que fica na página do participante.

Consegui meu certificado do Encceja. Quais são os próximos passos?

Com o certificado em mãos, além de ser considerado formado no Ensino Fundamental e Médio, os participantes possuem a oportunidade de ingressar no Ensino Superior, em cursos de graduação como tecnológicos, bacharelado e licenciatura.

Dentre outros benefícios, um curso de graduação pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, promoção ou aumento de salário. A remuneração de um profissional é proporcional ao seu nível de formação, portanto, quanto maior for o grau de instrução de um funcionário, maior será o seu salário.

Entretanto, a decisão de onde fazer um curso superior também é muito importante. Para que o diploma seja válido em todo território nacional, a graduação deve ser autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas opções de instituições de ensino que oferecem diversos tipos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Preparado para ingressar no Ensino Superior? Responda nos comentários!

Compartilhar

Saiba onde ver a lista de aprovados do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário