terça-feira, 19 de maio de 2020

Conheça as datas do gabarito da prova do Encceja 2020

O resultado do Encceja é muito aguardado por aqueles que desejam concluir seus estudos, não é mesmo? Neste artigo, você confere tudo sobre a prova e como ver o gabarito e o resultado do Encceja. Acompanhe!

Para que serve o Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é a prova que fornece o certificado de conclusão dos estudos para jovens e adultos que não conseguiram estudar no tempo adequado.

O Encceja surgiu em 2002, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e se popularizou em 2017, quando substituiu a função certificadora de nível médio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A prova acontece uma vez por ano e é totalmente gratuita. O exame tem duas versões: a de nível fundamental e a de nível médio. Todas as pessoas que tiveram que interromper seus estudos ou, até mesmo, que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no ensino básico podem se inscrever.

O único pré-requisito é a idade mínima. Para o exame de nível fundamental, o candidato precisa ter 15 anos, no mínimo, e no de nível médio, no mínimo, 18 anos completos até o dia da prova.

Quais as datas de divulgação do gabarito do Encceja 2020?

O edital do Encceja 2020 ainda não foi divulgado. No edital constam as datas de inscrições, provas e de disponibilização dos gabaritos e resultados. Nos anos anteriores, as inscrições começaram em maio e as provas foram aplicadas em agosto.

Os gabaritos oficiais são liberados em até 10 dias úteis após a data do exame no site do Inep. O gabarito extraoficial poderá ser acessado neste site logo após a prova.

Mas, para calcular sua nota do Encceja não basta ter apenas o número de acertos na prova. Isso porque o Encceja, assim como o Enem, é corrigido pela Teoria de Resposta ao Item.

Nesse método, a nota é calculada pela coerência das respostas dos candidatos nas questões de nível fácil, médio e difícil. Por isso, mesmo que dois candidatos tenham o mesmo número de acertos, suas notas, provavelmente, serão diferentes.

Como ver o resultado do Encceja?

O resultado final do Encceja 2020 ainda não tem data para sair. Para acessá-los, é necessário fazer o login na página do participante do Encceja. Veja o passo a passo:

  1. Acesse a página do participante do Encceja;
  2. Insira o seu CPF e sua senha criada na inscrição;
  3. Selecione a figura que corresponde à palavra indicada;
  4.  Clique na edição 2020 e confira sua nota final.

O resultado positivo no Encceja não garante automaticamente o certificado do ensino fundamental ou médio. Para retirar o diploma, o candidato precisa ir na instituição certificadora que escolheu na hora da inscrição.

Como é a prova do Encceja?

O Encceja é composto por quatro provas de diferentes áreas do conhecimento e uma redação. Elas são aplicadas em um único dia (domingo) no período da manhã e tarde. As provas objetivas têm 30 questões de múltipla escolha cada e a redação é no estilo dissertativo-argumentativo. Confira o conteúdo de cada prova:

Nível fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Nível médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No site do Inep, também é possível acessar um material de estudos gratuito e ver as provas e gabaritos dos anos anteriores. Para se preparar ainda mais, você pode treinar com simulados gratuitos disponíveis na internet.

Para ser aprovado no Encceja, é preciso tirar, pelo menos, 100 pontos nas provas objetivas e 5 pontos na redação. Caso não passe em uma das áreas do conhecimento, o candidato pode refazer as provas pendentes no próximo ano.

O que fazer com a nota do Encceja?

O certificado de conclusão do ensino médio do Encceja vale o mesmo que o certificado tradicional. Com ele, você pode, inclusive, ingressar no ensino superior! Uma das formas mais conhecidas de entrar na faculdade é pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Enem dá acesso às universidades públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e particulares, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Você ainda pode conseguir ótimos descontos e bolsas de estudos diretamente com as faculdades privadas. Muitas instituições oferecem boas condições de ingresso com ou sem a nota do Enem. Confira abaixo algumas faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem bons descontos nas mensalidades:

Leia também: Saiba tudo sobre a prova do Encceja

E você, já sabe o que irá fazer com sua nota do Encceja? Conta para gente nos comentários!

Compartilhar

Conheça as datas do gabarito da prova do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário