terça-feira, 19 de maio de 2020

Descubra como e onde ver o resultado do Encceja 2020

Vai fazer o Encceja em 2020? Saiba todos os detalhes sobre as inscrições, a prova e o resultado!

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016, mais de 66 milhões de brasileiros com mais de 25 anos tinham, no máximo, o Ensino Fundamental completo.

Nesse contexto, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma oportunidade para aqueles que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada. Ao fazer a prova e atingir a pontuação mínima necessária, os participantes recebem um certificado de formação, mesmo sem ter cursado esses níveis em escolas regulares.

A prova do Encceja

A prova é realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e acontece em um único dia, nos períodos da manhã e da tarde.

No total, são 120 questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento, além da redação. Os conteúdos das provas do Ensino Fundamental e Médio possuem algumas diferenças. Confira:

Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Redação, Artes e Educação Física
  • História e Geografia

Ensino Médio

  • Biologia, Física e Química
  • Matemática
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Redação, Artes e Educação Física
  • História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pelo site do Inep. O período de inscrições ainda não foi disponibilizado, mas normalmente o calendário com todas as datas do Encceja é publicado no edital da prova, que deve sair nos próximos dias.

Para receber a informação das datas em primeira mão, salve essa página e, se possível, fique atento! Assim que o calendário oficial for divulgado esses textos serão atualizados.

Como ver o resultado do Encceja 2020?

O resultado é divulgado no site do Inep. Veja abaixo o passo a passo para acessá-lo:

  • Entre na página do participante do Inep
  • Preencha as informações como número de CPF, senha e selecione a figura indicada
  • Assim que a página carregar, clique em resultado e veja suas notas

Como é calculada a nota do Encceja?

As notas do Encceja são calculadas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método utilizado na correção do Enem.

Isso significa que as questões são distribuídas nos níveis de dificuldade fácil, médio e difícil. A leitura óptica do Cartão Resposta do candidato analisa o padrão de suas respostas e sua nota varia de acordo com esse padrão.

O sistema de correção prevê possíveis chutes por meio da análise desses padrões. Sendo assim, se um aluno acerta poucas questões difíceis mas erra muitas fáceis, é provável que tenha ocorrido um chute e isso pode fazer com que sua nota seja menor.

Por esse motivo, o número de acertos não necessariamente corresponde à nota final pois, além dos acertos, o nível de dificuldade das questões acertadas são levados em consideração.

Como saber se fui aprovado?

Para ser aprovado no Encceja é necessário atingir pelo menos 100 pontos em cada uma  das quatro áreas do conhecimento e no mínimo 5 na redação, que vale de 0 a 10.

As notas do Encceja só podem ser acessadas por meio da divulgação do resultado. Antes disso, os participantes só possuem acesso ao gabarito, disponibilizado em até dez dias úteis após o dia da prova.

No entanto, o gabarito possibilita que os participantes verifiquem apenas o número de erros ou acertos, que não necessariamente correspondem a nota oficial pois o método de cálculo de notas utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) – esse cálculo avalia de forma aprofundada e prevê possíveis chutes.

Os participantes que não alcançarem as notas necessárias em todas as matérias recebem uma declaração de proficiência apenas das disciplinas em que foram aprovados e podem prestar a prova novamente no ano seguinte, apenas para as matérias em que foi reprovado.

Quando sai o resultado do Encceja 2020?

A data de publicação do resultado do Encceja é determinada após o dia da prova. Na edição de 2019, o resultado foi lançado no dia 6 de dezembro, quase quatro meses após a aplicação da prova, que aconteceu no dia 25 de agosto.

O certificado

O certificado do Encceja é emitido pelas Secretarias Estaduais de Educação para aqueles que tiverem atingido a pontuação necessária da prova e é a última fase do exame.

Ao fazer a inscrição para a prova, os participantes devem escolher uma unidade de Secretaria de Educação para retirar o documento – essa informação pode ser acessada a qualquer momento pelos candidatos na página do participante do Encceja.

Assim que a unidade for identificada, é preciso entrar em contato para saber qual é o procedimento de retirada do certificado.

Como usar o resultado do Encceja 2020?

Com o certificado do Encceja em mãos, além de ser formado no Ensino Fundamental e Médio, também passa a ser possível buscar a formação no Ensino Superior, ou seja, em cursos de graduação como bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogos.

Um diploma de graduação pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, assim como as chances de ser promovido e de aumento salarial. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), profissionais graduados podem receber mais que o dobro do que aqueles que não são.

No entanto, a decisão de onde fazer uma graduação também faz muita diferença. Embora existam muitas instituições de ensino no Brasil, para que o diploma seja válido em todo o território nacional, o curso deve ser devidamente autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Veja a seguir algumas opções de instituições de ensino que oferecem cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância, de acordo com as diretrizes do MEC:

Preparado para começar uma graduação? Já possui algum curso em mente? Responda nos comentários abaixo!

Compartilhar

Descubra como e onde ver o resultado do Encceja 2020 Publicado primeiro em https://www.guiadacarreira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário