Fazer parte do mercado em seu aspecto geral é um grande desafio, visto todos os pontos que estão inclusos a serem planejados, estruturados, analisados e cuidadosamente testados.
Quando trata-se de definir um nicho específico de atuação, as responsabilidades a serem preenchidas aumentam, e o foco torna-se estipulado. Entretanto, a capacitação e a concentração são grandes aliados dos empreendedores e profissionais que estão envolvidos.
Os métodos de desempenho e estratégias de qualquer segmento de atuação no mercado, estão constantemente, de mês em mês aproximadamente, alterando-se e alternando, sempre baseado em fatores cruciais, como:
- faturamento;
- materiais;
- qualidade dos produtos e serviços;
- estrutura;
- investimento;
- épocas específicas;
- atualidades;
- consumidores principalmente;
- uma boa gestão de estoque.
Gestão e qualidade que pode ser acompanhada com Praimer Revestimentos Anti-Aderente, em praimer.com.br, no qual atende todos os setores industriais, principalmente setor de panificação.
Acompanhar todos os elementos presentes na administração e planejamento de empresa, indústria ou loja, é de fator essencial para obter o controle de todos os setores que envolvem o funcionamento total. Programar investimentos, abastecimentos, vendas, contratos, minimizando perdas e maximizar oportunidades são resultados de uma gestão realizada de maneira correta e racional.
O mercado industrial na atualidade
Um dos segmentos presentes no mercado, é o Mercado Industrial, no qual também são denominadas de Indústrias ou Empresas Industriais. O mercado industrial é organização de bens e serviços produzidos e oferecidos para outras organizações, com o objetivo de estimular com essas vendas, a produção e mantimento de setores de terceiros.
Com uma característica muito importante, clientes (pessoas físicas, empresas, lojas) tendem a serem fixos e um elevado número de produtos presentes no estoque para oferecimento.
É um setor inserido no mercado de extrema importância e relevância, é uma parte importante no funcionamento de toda a economia e tráfego da mesma no geral. Sem sua constante atividade e principalmente rotatividade de estoque, é impossível que outros setores da economia produzem e circulam para os consumidores.
Todos os anos são previstos por especialistas e profissionais na área, perspectivas para estratégias e ações planejadas para crescimento e destaque do mercado industrial, baseando-se sempre em dados e resultados.
Em 2019, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), trouxe as perspectivas a partir do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil expandindo em 2,7%, impulsiona o avanço de 3% do segmento industrial e 6,5% dos investimentos, além de novas tendências, maior participação do comércio exterior, otimização de tarefas no próprio funcionamento do setor, e uma quebra da ociosidade.
Entretanto, como foi dito anteriormente, as previsões podem se alterar por qualquer motivo. Mas, quando trata-se de 2020, os dados já são obtidos com uma grande melhoria em relação a 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um crescimento na produção no mês de fevereiro em 0,5%, fora do esperado. Ou seja, é um mercado em constantes picos e participação. Com isso, uma parte de grande envolvimento é a rotatividade de estoque.
A relação do mercado industrial com a rotatividade de estoque
Também denominado de “Giro de estoque”, é como um parâmetro para verificar o desempenho da indústria em relação ao estoque, qualidade dos produtos e materiais armazenados, além do mais importante, a quantidade média de vendas em um determinado período.
Essa contagem é essencial para organizar e planejar os investimentos, lucros ou perdas, e estipular estratégias. A rotatividade é baseada no número de vezes que um produto é vendido (retirado do estoque), e no tempo que o mesmo fica parado no estoque, ou seja, quando não há demanda.
As estratégias envolvem determinar em como evitar a perda de estoque e engajar a venda de produtos evitando armazenamento em tempo muito elevado. O cálculo é feito a partir da média de estoque, e vendas anuais, com isso o resultado de rotatividade, ou giros do estoque é obtido.
O destaque no mercado industrial com a rotatividade
Se destacar no mercado, neste caso, o industrial, é o almejo de qualquer empresa ou indústria presente neste ramo. Entretanto, é necessário que algumas orientações, planejamentos e principalmente estratégias sejam denominadas para a melhor performance e melhor gestão da rotatividade de estoque dessas indústrias.
A gestão do inventário é uma parte presente para determinar o destaque. Avaliar constantemente a demanda e cobertura de estoque, pode evitar altos e baixos presentes, com isso, é pedido e determinado apenas aquilo que está em falta e o principal, que tende a se movimentar em vendas e pedidos. Guardar produtos por insegurança de uma possível alta demanda inesperada é um mito presente no mercado industrial.
Previsões o mais assertivas possível é essencial para um gerenciamento que prevê lucro e destaque. Para estipular previsões coerentes, é necessário primeiramente que o profissional as define a partir de dados reais, fontes confiáveis e que seja o mais atual possível, para que a base para prever seja estabelecida e o resultado seja coerente.
Softwares e tecnologias no geral são grandes aliados do mercado industrial, e principalmente quando trata-se do estoque, pois podem ser máquinas programadas para estipular média de rotatividade, produtos que estão parados, produtos mais movimentados do estoque, carência de produto no estoque, previsões estabelecidas para a rotatividade, sendo um fator de organização muito importante para o setor.
E, o que pode ser um fator crucial para a rotatividade, mas às vezes esquecido, é a campanha de marketing dos produtos. Quando algum produto no estoque está parado, ou as vendas passaram a cair, uma alternativa que pode salvá-lo é uma boa campanha de marketing para engajar e impulsionar as vendas.
Martelar na mente dos consumidores a qualidade do produto, a eficiência de serviço e principalmente os benefícios que a obtenção do mesmo trará ao consumidor, pode estimular sensações de necessidade e desejo. Fazendo com que haja um giro no estoque, e sem prejudicar e perder o produto que está estocado.
Conclusão
A rotatividade de estoque não é fixa, as regras de impulsioná-la não são imutáveis, qualquer mudança na economia, épocas do ano, popularidade dos produtos, entre outros, podem determinar seu aumento, ou, diminuição. São dados que necessitam de uma constante orientação, cuidado, e planejamento, a fim de gerar o melhor resultado.
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