Carro com 160.000 km passa por revisão para manter a durabilidade do conhecido motor EA 111
Por Felipe Salomão – Fotos: Diego Cesilio
Um Volkswagen Gol 1.0 branco, modelo 2015, percorreu uma longa distância, vindo diretamente do Tocantins para realizar uma manutenção preventiva da bomba d’água e da correia de sincronismo em nosso estúdio. Com aproximadamente 160.000 km rodados o veículo já apresentava sinais típicos de uso, mas ainda assim, a revisão foi realizada com foco na preservação do conhecido motor EA111 e na garantia de um bom desempenho no dia a dia. Para isso, a Revista O Mecânico contou com ajuda da SKF, que trouxe uma nova bomba d’água e, também, uma nova correia de sincronismo.
Portanto, nas próximas páginas teremos o passo a passo para auxiliá-lo de maneira direta. Todavia, o conteúdo completo pode ser visto no vídeo da Live com a SKF.
1) Preparação do veículo
1A) Desconectar o terminal negativo da bateria
1B) Remover o terminal positivo da bateria
1C) Retirar a bateria com uma chave de 10 mm e uma de 13 mm
2) Remoção do suporte da bateria
2A) Retirar três parafusos, sendo um de 12 mm e dois de 13 mm. Utilizar chave de 12 mm e 13 mm
2B) Desconectar todos os fios ligados à carcaça
3) Remoção do filtro de ar
3A) Utilizar chave T6 para remover o parafuso do suporte do filtro de ar
3B) Soltar a mangueira e retirar o filtro de ar
4) Remoção das bobinas
4A) Utilizar chave T27 para soltar os parafusos das bobinas
4B) Desconectar todos os conectores
5) Remoção das velas de ignição
5A) Utilizar soquete 16 mm para remover as velas
6) Deslocamento do reservatório da direção hidráulica
6A) Utilizar chave T5 para remover o parafuso do suporte traseiro do reservatório da direção hidráulica
6B) Soltar os clipes e afastar a capa da correia para acesso à correia de sincronismo
7) Remoção da roda
7A) Utilizar chave 17 mm para soltar os parafusos com o veículo no chão
7B) Levantar o veículo e remover a roda
8) Remoção do parabarro
8A) Utilizar chave T20 para soltar os parafusos
9) Remoção das correias de acessórios
9A) Identificar e marcar o desenho das correias elásticas
9B) Remover as correias elásticas, que neste caso são duas, pois o veículo tem ar-condicionado
10) Remoção da polia dovirabrequim
10A) Soltar o torque de aperto
10B) Remover a polia
11) Remoção da capa inferior da correia dentada
11A) Remover três parafusos de fixação e desconectar os dois clipes
11B) Verificar possíveis vazamentos e estado da correia
12) Remoção do protetor de cárter
12A) Utilizar uma chave 10 mm e uma chave 13 mm para soltar os parafusos. Obs.: A remoção do protetor de cárter é necessária para posteriormente calçar o motor
13) Sincronização do motor no Ponto Morto Superior (PMS)
13A) Utilizar chave 19 mm para girar o virabrequim no sentido horário
13B) Alinhar a marcação da polia com a referência plástica presente na capa inferior da correia dentada. Alinhar o dente chanfrado da polia do virabrequim com a marcação 2V, presente na bomba de óleo, que faz referência aos veículos 8 válvulas
14) Remoção do tensionador da correia dentada
14A) Utilizar chave 13 mm para soltá-lo. O tensionador é ancorado no parafuso da bomba de óleo
14b) Remover a correia do sincronismo
15) Substituição do conjunto de sincronismo
15A) Avaliar o estado da correia dentada e componentes do sistema
15B) Proceder com a substituição completa do conjunto conforme recomendação da montadora e da fabricante da correia
16) Remoção da bomba d’água
16A) Utilizar chave Allen 6 para soltar os dois parafusos de fixação da bomba d’água
16B) Remover a bomba d’água do sistema
17) Avaliação da bomba d’água
17A) Verificar presença de folga axial no eixo da bomba
17B) Inspecionar sinais de vazamento no selo mecânico e no alojamento
18) Drenagem do sistema de arrefecimento
18A) Realizar drenagem residual do líquido de arrefecimento no bloco do motor
19) Limpeza do sistema de sincronismo
19A) Remover resíduos de contaminação e impurezas tanto no alojamento da bomba d’água, quanto na área do sistema de sincronismo
19B) Verificar se a área está seca e limpa antes da instalação
20) Instalação da bomba d’água
20A) Posicionar a bomba d’água no alojamento
20B) Fixar os parafusos com chave Allen 6
20C) Realizar o aperto final com torquímetro a 20 Nm
21) Inspeção das polias e engrenagens
21A) Verificar desgaste na engrenagem do comando de válvulas
21B) Avaliar a polia do virabrequim para evitar desgaste prematuro da correia
22) Instalação do tensionador da correia dentada
22A) Posicionar o tensionador e encostar o parafuso de fixação de forma correta
22B) Ajustar o tensionador com chave Allen 6 mm seguindo a seta de tensão no sentido horário
22C) Deixar o tensionador na posição inicial para facilitar a instalação da correia
23) Instalação da correia dentada
23A) Posicionar a correia iniciando pela polia do virabrequim
23B) Ajustar a correia sobre o tensionador e bomba d’água
23C) Verificar alinhamento e posição correta da correia, seja por uma seta ou pelas inscrições da SKF
24) Ajuste inicial da tensão da correia
24A) Aplicar tensão máxima na correia e, também, no tensionador
24B) Fixar temporariamente o tensionador para posterior ajuste final
25) Sincronismo e testes
25A) Girar o motor manualmente em sentido horário por duas voltas completas
25B) Verificar o alinhamento das marcações da polia do comando de válvulas e da bomba de óleo
25C) Certificar-se de que não há desalinhamento da correia
26) Ajuste final do tensionador
26A) Soltar o tensionador para ajuste na tensão de trabalho
26B) Verificar se a seta do tensionador está alinhada com a janela de tensão
26C) Realizar o aperto final do tensionador com torquímetro calibrado a 20 Nm
27) Nova verificação do sincronismo
27A) Girar o motor manualmente por mais duas voltas completas
27B) Confirmar alinhamento correto das polias e do tensionador
28) Substituição da polia
28A) Remover a polia desgastada com chave 16 mm
28B) Instalar a nova polia e fazer a instalação corretamente
28C) Fixar os três parafusos do suporte do coxim
29) Fixação do coxim do motor
29A) Instalar o coxim do motor, rosqueando todos os parafusos manualmente e encostando todos os 7 parafusos
29B) Aplicar torque, em X, de 20 Nm nos 4 parafusos que fixam o coxim do motor na carroceria
29C) Aplicar torque adicional, em X, de 90º nos 4 parafusos que fixam o coxim do motor na carroceria
29D) Aplicar torque de 50Nm nos três parafusos do coxim
29E) Aplicar torque adicional de 90º nos três parafusos do coxim
30) Montagem da capa inferior da correia dentada
30A) Posicionar a capa inferior e fixar os três parafusos
30B) Certificar-se de que as travas laterais estão corretamente encaixadas
31) Instalação da polia do virabrequim
31A) Analisar a polia para verificar desgastes
31B) Posicionar a polia no alinhamento correto demarcado no componente
31C) Aplicar torque inicial de 15 Nm
31D) Realizar o torque adicional de 40°
32) Instalação das correias de acessórios
32A) Instalar as correias de acessórios
33) Montagem dos componentes inferiores
33A) Reinstalar o protetor de cárter
33B) Fixar o parabarro e os componentes removidos
33C) Recolocar a roda do veículo
34) Montagem dos componentes superiores
34A) Realizar o aperto das velas com torque de 30 Nm
34B) Instalar as bobinas e os conectores elétricos
34C) Recolocar os reservatórios de direção hidráulica e arrefecimento
34D) Finalizar com a instalação da caixa da bateria e da bateria
35) Teste de estanqueidade do sistema de arrefecimento
35A) Aplicar 1.5 bar de pressão no sistema
35B) Verificar possíveis vazamentos em mangueiras e conexões
35C) Confirmar que a pressão se mantém estável
36) Conclusão do procedimento
36A) Garantir o correto funcionamento do veículo, verificando o alinhamento dos sistemas de sincronismo e sistema de serviço (auxiliar), além de verificar o correto acionamento da ventoinha e temperatura de trabalho do motor.
36B) Manter histórico de manutenção do veículo para assegurar vida útil dos componentes, seguindo as recomendações do fabricante para a manutenção preventiva
36C) Em caso de contaminação do sistema de arrefecimento, realizar a limpeza do mesmo até a limpeza completa
36D) Garantir que todos os conectores e suportes estejam fixados corretamente
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