sexta-feira, 7 de março de 2025

Troca de bomba d’água e correia de sincronismo do Gol G5 EA111

Carro com 160.000 km passa por revisão para manter a durabilidade do conhecido motor EA 111

Por Felipe Salomão – Fotos: Diego Cesilio

Um Volkswagen Gol 1.0 branco, modelo 2015, percorreu uma longa distância, vindo diretamente do Tocantins para realizar uma manutenção preventiva da bomba d’água e da correia de sincronismo em nosso estúdio. Com aproximadamente 160.000 km rodados o veículo já apresentava sinais típicos de uso, mas ainda assim, a revisão foi realizada com foco na preservação do conhecido motor EA111 e na garantia de um bom desempenho no dia a dia. Para isso, a Revista O Mecânico contou com ajuda da SKF, que trouxe uma nova bomba d’água e, também, uma nova correia de sincronismo.

Portanto, nas próximas páginas teremos o passo a passo para auxiliá-lo de maneira direta. Todavia, o conteúdo completo pode ser visto no vídeo da Live com a SKF.

1) Preparação do veículo

1A)   Desconectar o terminal negativo da bateria

1B)   Remover o terminal positivo da bateria

1C)   Retirar a bateria com uma chave de 10 mm e uma de 13 mm

2) Remoção do suporte da bateria

2A)   Retirar três parafusos, sendo um de 12 mm e dois de 13 mm. Utilizar chave de 12 mm e 13 mm

2B)   Desconectar todos os fios ligados à carcaça

3) Remoção do filtro de ar

3A)   Utilizar chave T6 para remover o parafuso do suporte do filtro de ar

3B)   Soltar a mangueira e retirar o filtro de ar

4) Remoção das bobinas

4A)   Utilizar chave T27 para soltar os parafusos das bobinas

4B)   Desconectar todos os conectores

5) Remoção das velas de ignição

5A)   Utilizar soquete 16 mm para remover as velas

6) Deslocamento do reservatório da direção hidráulica

6A)   Utilizar chave T5 para remover o parafuso do suporte traseiro do reservatório da direção hidráulica

6B)   Soltar os clipes e afastar a capa da correia para acesso à correia de sincronismo

7) Remoção da roda

7A)   Utilizar chave 17 mm para soltar os parafusos com o veículo no chão

7B)   Levantar o veículo e remover a roda

8) Remoção do parabarro

8A)   Utilizar chave T20 para soltar os parafusos

9) Remoção das correias de acessórios

9A)   Identificar e marcar o desenho das correias elásticas

9B)   Remover as correias elásticas, que neste caso são duas, pois o veículo tem ar-condicionado

10) Remoção da polia dovirabrequim

10A) Soltar o torque de aperto

10B) Remover a polia

11) Remoção da capa inferior da correia dentada

11A) Remover três parafusos de fixação e desconectar os dois clipes

11B) Verificar possíveis vazamentos e estado da correia

12) Remoção do protetor de cárter

12A) Utilizar uma chave 10 mm e uma chave 13 mm para soltar os parafusos. Obs.: A remoção do protetor de cárter é necessária para posteriormente calçar o motor

 

13) Sincronização do motor no Ponto Morto Superior (PMS)

13A) Utilizar chave 19 mm para girar o virabrequim no sentido horário

13B) Alinhar a marcação da polia com a referência plástica presente na capa inferior da correia dentada. Alinhar o dente chanfrado da polia do virabrequim com a marcação 2V, presente na bomba de óleo, que faz referência aos veículos 8 válvulas

 

14) Remoção do tensionador da correia dentada

14A) Utilizar chave 13 mm para soltá-lo. O tensionador é ancorado no parafuso da bomba de óleo

14b) Remover a correia do sincronismo

15) Substituição do conjunto de sincronismo

15A) Avaliar o estado da correia dentada e componentes do sistema

15B) Proceder com a substituição completa do conjunto conforme recomendação da montadora e da fabricante da correia

16) Remoção da bomba d’água

16A) Utilizar chave Allen 6 para soltar os dois parafusos de fixação da bomba d’água

16B) Remover a bomba d’água do sistema

17) Avaliação da bomba d’água

17A) Verificar presença de folga axial no eixo da bomba

17B) Inspecionar sinais de vazamento no selo mecânico e no alojamento

18) Drenagem do sistema de arrefecimento

18A) Realizar drenagem residual do líquido de arrefecimento no bloco do motor

19) Limpeza do sistema de sincronismo

19A) Remover resíduos de contaminação e impurezas tanto no alojamento da bomba d’água, quanto na área do sistema de sincronismo

19B) Verificar se a área está seca e limpa antes da instalação

20) Instalação da bomba d’água

20A) Posicionar a bomba d’água no alojamento

20B) Fixar os parafusos com chave Allen 6

20C) Realizar o aperto final com torquímetro a 20 Nm

21) Inspeção das polias e engrenagens

21A) Verificar desgaste na engrenagem do comando de válvulas

21B) Avaliar a polia do virabrequim para evitar desgaste prematuro da correia

22) Instalação do tensionador da correia dentada

22A) Posicionar o tensionador e encostar o parafuso de fixação de forma correta

22B) Ajustar o tensionador com chave Allen 6 mm seguindo a seta de tensão no sentido horário

22C) Deixar o tensionador na posição inicial para facilitar a instalação da correia

23) Instalação da correia dentada

23A) Posicionar a correia iniciando pela polia do virabrequim

23B) Ajustar a correia sobre o tensionador e bomba d’água

23C) Verificar alinhamento e posição correta da correia, seja por uma seta ou pelas inscrições da SKF

24) Ajuste inicial da tensão da correia

24A) Aplicar tensão máxima na correia e, também, no tensionador

24B) Fixar temporariamente o tensionador para posterior ajuste final

25) Sincronismo e testes

25A) Girar o motor manualmente em sentido horário por duas voltas completas

25B) Verificar o alinhamento das marcações da polia do comando de válvulas e da bomba de óleo

25C) Certificar-se de que não há desalinhamento da correia

26) Ajuste final do tensionador

26A) Soltar o tensionador para ajuste na tensão de trabalho

26B) Verificar se a seta do tensionador está alinhada com a janela de tensão

26C) Realizar o aperto final do tensionador com torquímetro calibrado a 20 Nm

27) Nova verificação do sincronismo

27A) Girar o motor manualmente por mais duas voltas completas

27B) Confirmar alinhamento correto das polias e do tensionador

28) Substituição da polia

28A) Remover a polia desgastada com chave 16 mm

28B) Instalar a nova polia e fazer a instalação corretamente

28C) Fixar os três parafusos do suporte do coxim

29) Fixação do coxim do motor

29A) Instalar o coxim do motor, rosqueando todos os parafusos manualmente e encostando todos os 7 parafusos

29B) Aplicar torque, em X, de 20 Nm nos 4 parafusos que fixam o coxim do motor na carroceria

29C) Aplicar torque adicional, em X, de 90º nos 4 parafusos que fixam o coxim do motor na carroceria

29D) Aplicar torque de 50Nm nos três parafusos do coxim

29E) Aplicar torque adicional de 90º nos três parafusos do coxim

 

30) Montagem da capa inferior da correia dentada

30A) Posicionar a capa inferior e fixar os três parafusos

 

30B) Certificar-se de que as travas laterais estão corretamente encaixadas

31) Instalação da polia do virabrequim

31A) Analisar a polia para verificar desgastes

31B) Posicionar a polia no alinhamento correto demarcado no componente

31C) Aplicar torque inicial de 15 Nm

31D) Realizar o torque adicional de 40°

32) Instalação das correias de acessórios

32A) Instalar as correias de acessórios

33) Montagem dos componentes inferiores

33A) Reinstalar o protetor de cárter

33B) Fixar o parabarro e os componentes removidos

33C) Recolocar a roda do veículo

34) Montagem dos componentes superiores

34A) Realizar o aperto das velas com torque de 30 Nm

34B) Instalar as bobinas e os conectores elétricos

34C) Recolocar os reservatórios de direção hidráulica e arrefecimento

34D) Finalizar com a instalação da caixa da bateria e da bateria

 

35) Teste de estanqueidade do sistema de arrefecimento

35A) Aplicar 1.5 bar de pressão no sistema

35B) Verificar possíveis vazamentos em mangueiras e conexões

35C) Confirmar que a pressão se mantém estável

36) Conclusão do procedimento

36A) Garantir o correto funcionamento do veículo, verificando o alinhamento dos sistemas de sincronismo e sistema de serviço (auxiliar), além de verificar o correto acionamento da ventoinha e temperatura de trabalho do motor.

36B) Manter histórico de manutenção do veículo para assegurar vida útil dos componentes, seguindo as recomendações do fabricante para a manutenção preventiva

36C) Em caso de contaminação do sistema de arrefecimento, realizar a limpeza do mesmo até a limpeza completa

36D) Garantir que todos os conectores e suportes estejam fixados corretamente

 

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