Atenção na hora da substituição é fundamental para garantir a durabilidade do componente
No veículo, algumas situações podem diminuir a vida útil da correia de acessórios, ocasionando um desgaste excessivo e sua possível ruptura. Dessa forma, a Revista O Mecânico exibe as principais circunstâncias que podem causar problemas nessa correia.
A correia de acessórios é responsável por transmitir a rotação do motor para acionar componentes como alternador, compressor do ar-condicionado e bomba da direção hidráulica. Na maioria dos casos ela fica apoiada sobre rolamentos e tensores, sofrendo diversos esforços de tração.
A primeira situação que pode diminuir a vida útil normal da correia de acessórios é uma tensão de trabalho incorreta, seja muito apertada ou muito frouxa. Quando ela está muito esticada as fibras podem acabar se rompendo, enquanto se estiver muito frouxa pode forçar o tensor e ocasionar o seu desgaste prematuro.
Quando o alinhamento da correia não está correto, haverá um aumento no atrito e desgaste acentuado, causando sua inutilização. Também, temperaturas muito altas ou muito baixas podem deixar a borracha endurecida ou vitrificada, causando rachaduras, desfilamento ou pontos fracos ao longo da correia. Esses sintomas também podem ser causados por contaminação de óleo.
Um tensionador falhando pode não tensionar a correia de acessórios corretamente, o que pode a deixar muito frouxa, gerando impactos ao longo das fibras. Por fim, um componente com defeito, como o compressor do ar-condicionado ou a bomba da direção hidráulica, pode aumentar o atrito na correia e até causar sua ruptura, quando existe o travamento dessas peças.
Quando a correia de acessórios está perto do final de sua vida útil, ela pode dar sinais como um barulho agudo que desaparece conforme o acelerador é pressionado, um som de chiado consistente que acompanha as rotações do motor e um ruído de “batida” que varia conforme as rotações.
Dessa forma, o mecânico deve ficar atento na hora da substituição da correia de acessórios, para garantir que a montagem está correta. Também, nos casos que a correia não é elástica, o tensor deve ficar calibrado. Tomando esses cuidados, é possível evitar o desgaste prematuro da correia de acessórios.
The post Veja o que pode causar problemas na correia de acessórios appeared first on Revista O Mecânico.
Veja o que pode causar problemas na correia de acessórios Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário