Manter essa manutenção em dia ajuda a evitar mais gastos no futuro
A regulagem das válvulas é essencial para o bom funcionamento do motor, pois influencia diretamente no desempenho, consumo de combustível e resposta à aceleração. Quando não ajustadas corretamente, podem surgir defeitos como perda de potência, aumento do consumo e falhas. Assim, para evitar esses problemas, a Revista O Mecânico exibe o passo a passo desse ajuste para o motor 1.5 TU4.
O motor 1.5 TU4 tem oito válvulas e foi utilizado em veículos como Peugeot 208 e o Citroën C3. Esse propulsor alcança até 93 cv de potência em 5.500 rpm e torque máximo de 14,2 kgfm a 3.000 rpm, números quando abastecido com etanol.
Para iniciar o processo de ajuste, o motor deve estar frio, para uma medição precisa. Nos modelos da Citroën e Peugeot com essa motorização, a numeração dos cilindros é contada do volante para a distribuição. A folga recomendada para as válvulas de admissão é de 0,20 mm, podendo variar em 0,05 mm para mais ou para menos. No caso das válvulas de escape, a folga especificada é de 0,40 mm, também com margem de 0,05 mm.
Procedimento de ajuste das válvulas
Passo 1: Posicione o motor de forma que a válvula de escape do primeiro cilindro esteja completamente aberta. Em seguida, ajuste a folga da válvula de admissão do terceiro cilindro e a da válvula de escape do quarto cilindro conforme os valores recomendados.
Passo 2: Gire o motor em 180° e verifique se a válvula de escape do terceiro cilindro está totalmente aberta. Nesse ponto, regule a folga da válvula de admissão do quarto cilindro e a da válvula de escape do segundo cilindro.
Passo 3: Ao girar o motor mais 180°, certifique-se de que a válvula de escape do quarto cilindro está completamente aberta. Agora, ajuste a válvula de admissão do segundo cilindro e a de escape do primeiro cilindro, sempre respeitando as folgas determinadas.
Passo 4: Finalmente, gire novamente o motor em 180°, garantindo que a válvula de escape do segundo cilindro esteja totalmente aberta. Por último, faça a regulação da válvula de admissão do primeiro cilindro e da válvula de escape do terceiro cilindro.
Quando o mecânico segue corretamente esse procedimento, é assegurado que o motor funcione de maneira eficiente, evitando problemas e garantindo um melhor rendimento do propulsor.
Créditos: Mecânico Pro
The post Como ajustar as válvulas no motor 1.5 TU4 – Peugeot e Citroën appeared first on Revista O Mecânico.
Como ajustar as válvulas no motor 1.5 TU4 – Peugeot e Citroën Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário