Engasgos e falhas na aceleração podem ser ocasionados por defeitos nesse componente
Para um funcionamento adequado do motor, é preciso que a quantidade de ar e combustível seja apropriada. Um dos sensores que ajuda na informação da quantidade de ar admitido pelo motor é o sensor de posição do corpo de borboleta. Dessa forma, para ajudar no diagnóstico desse componente, a Revista O Mecânico traz os principais indicativos de problemas nessa peça.
O sensor do corpo de borboleta é acoplado ao eixo da borboleta do acelerador. À medida que o pedal do acelerador é pressionado, a borboleta se abre, e o sensor detecta essa variação, convertendo-a em um sinal elétrico que normalmente varia de 0 a 5 V.
Um dos principais indicativos de problemas nesse sensor é a luz de injeção do motor, que usualmente gera os códigos de falha (DTC) P0121, P0122 ou P0123. Embora essa seja a maneira mais certeira de diagnóstico, em alguns casos a luz de injeção pode não acender, demando uma análise de outros sinais.
Outra situação que pode indicar falhas no sensor de posição do corpo de borboleta são comportamentos anormais do motor durante a condução do veículo, como hesitações durante a aceleração, menor desempenho, atrasos nas trocas de marchas, “cabeçadas” mesmo com pedal constante, entre outros.
Também, se o motor desliga ou fica com funcionamento irregular durante a marcha-lenta, pode ser um indicativo de falhas nesse sensor. Ademais, consumo elevado de combustível e fumaça preta no escapamento podem sinalizar problemas na mistura de combustível, que podem ser derivados de erros de leitura provenientes do sensor de posição.
Por fim, para o mecânico analisar defeitos no componente, o primeiro passo é verificar se existem códigos de falha na ECU. Inspecionar as conexões quanto a danos, corrosão ou fios soltos também pode ajudar no diagnóstico. Outro procedimento recomendado é testar a tensão proveniente do sensor com multímetro, que na maioria dos veículos deve ir de 0 a 5 V. Se o sensor for do tipo potenciômetro, é indicado medir também a resistência com o multímetro, comparando os valores achados com os adequados para cada veículo.
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