segunda-feira, 17 de março de 2025

Como analisar o sistema de aquecimento do combustível – Motor Fiat 1.3 Firefly

Diagnóstico e conserto demandam atenção do mecânico para evitar problemas futuros

Atualmente os motores flex que não possuem injeção direta normalmente contam com sistemas de aquecimento do combustível. Para facilitar a partida em dias frios quando abastecidos com etanol, esse sistema traz comodidade ao motorista mas demanda atenção com a manutenção ao longo do tempo. Dessa forma, a Revista O Mecânico exibe o diagrama de conexões elétricas desse sistema para o motor 1.3 Firefly, para auxiliar em seu diagnóstico.

Esse motor 1.3 da família Firefly, que equipa diversos modelos da Fiat como Cronos, Argo, Strada e outros, entrega potência máxima de 107 cv a 6.250 rpm e torque de 13,7 kgfm a 4.000 rpm, quando com etanol. O sistema de aquecimento do combustível desse motor consiste em dois aquecedores, que através de uma resistência elétrica aquecem o combustível antes de ser injetado, facilitando a combustão.

Para diagnosticar o sistema é fundamental a verificação das conexões elétricas, dos pinos da ECU dos aquecedores e dos fios que fazem parte do circuito. As conexões e pinos do sistema seguem conforme imagem abaixo.

Por fim, o mecânico deve ter atenção na hora da desmontagem, montagem e conserto desse sistema, visto que existem riscos de incêndios ocasionados por algum curto-circuito ou reparo incorreto, oferecendo riscos de danos ao veículo e aos ocupantes.

Mecânico Pro

 

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