quarta-feira, 12 de março de 2025

Como diagnosticar problemas nos vidros elétricos

Usar o sistema corretamente é essencial para prolongar a sua vida útil e reduzir os defeitos

Pensado para aumentar o conforto dos ocupantes, os vidros com acionamento elétrico equipam quase todos os veículos vendidos atualmente. Dessa forma, conforme o uso, podem surgir problemas e ocorrer desgaste natural do conjunto. Assim, a Revista O Mecânico exibe os principais motivos de falhas nos vidros elétricos.

O sistema de acionamento elétrico dos vidros consiste em um motor que funciona girando em uma direção para levantar a janela e na direção oposta para abaixá-la. O regulador, que é conectado ao motor, move a janela ao longo de um trilho, que pode ser com cabos, um braço de engrenagem ou uma placa de elevação, dependendo do modelo de veículo.

Nos veículos que possuem cabos para a movimentação dos vidros, o desgaste e as folgas excessivas dos cabos podem fazer com que a janela pode não suba ou desça totalmente, indicando problemas. Ademais, quando os clipes e guias que prendem o vidro quebram, será possível ouvir o motor elétrico funcionando, mas a janela não irá se movimentar.

Também, o próprio motor elétrico pode ser a causa de problemas no conjunto dos vidros elétricos, devido à sobrecargas ou problemas elétricos. É possível detectar esse defeito quando o tempo de subida ou descida dos vidros aumenta, ou nem se movimentam. A engrenagem que conecta o motor elétrico ao regulador pode quebrar ou romper, desconectando-os e impossibilitando a movimentação das janelas.

Por fim, problemas no interruptor de abertura e fechamento dos vidros podem afetar o seu funcionamento, visto que caso haja problemas elétricos o sistema de movimentação das janelas não será ativado. Também, corrosão nos diversos conectores do conjunto pode afetar o seu funcionamento geral.

Assim, realizar manutenções como usar um lubrificante à base de silicone nos trilhos da janela, que reduz o atrito e permite que a janela se mova mais livremente, e usar o sistema corretamente, como evitar acionamentos repetidos e não forçar o motor elétrico, pode aumentar a vida útil do sistema de acionamento elétricos dos vidros.

 

The post Como diagnosticar problemas nos vidros elétricos appeared first on Revista O Mecânico.


Como diagnosticar problemas nos vidros elétricos Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário