Procedimento deve ser feito de maneira periódica para evitar desgastes precoce do conjunto
Para que a transmissão funcione corretamente e garanta a lubrificação dos componentes internos, o fluido de câmbio precisa estar no nível correto. Assim, a Revista O Mecânico exibe o procedimento de verificação desse óleo do Ford Fusion 2.5.
O guia apresentado é válido para a última geração do Fusion vendida no país, com motor 2.5, fabricados entre 2013 e 2018. Esse propulsor aspirado entrega potência máxima de 175 cv e torque máximo de 24,07 kgfm. A transmissão tem seis marchas e codinome 6F35.
Passo a passo de verificação do nível do fluido
Passo 1: Utilizando o auxílio de um scanner, acompanhe a temperatura do óleo da transmissão, que deve estar na faixa de temperatura entre 85 e 93°C para ter uma medição precisa.
Passo 2: Caso a transmissão ainda não esteja na temperatura recomendada, dirija o veículo até que o fluido atinja a temperatura de medição.
Passo 3: Com o motor ligado, mova lentamente a alavanca de câmbio por todas as posições, fazendo uma breve pausa em cada uma para garantir o engate correto do câmbio.
Passo 4: Deixe o veículo estacionado em uma superfície plana e com o motor funcionando na posição P.
Passo 5: Remova o parafuso M10 (1) ou M20 (2), de acordo com as duas variações de câmbio existentes devido ao ano de fabricação. Para saber se o nível está correto, ele deve pingar de maneira intermitente. Se escorrer constantemente, o nível está muito alto. Se não sair nada, o nível está baixo.
Passo 6: Se o nível do fluido estiver muito baixo, retire a ventilação no tubo de abastecimento de óleo e adicione fluido conforme necessário.
Passo 7: Recoloque o parafuso de inspeção de nível. Caso seja M10, aplique um torque de 8 Nm, se for o parafuso M20, utilize um torque de 35 Nm.
Passo 8: Após a conclusão do procedimento, verifique se há vazamentos de fluido e realize um test-drive para verificar o comportamento da caixa de câmbio.
Por ser uma verificação simples e rápida de ser feita, o mecânico também pode oferecer o serviço de maneira preventiva para determinar a hora de se trocar o óleo da transmissão completamente, ajudando a manter a vida útil da caixa de câmbio.
The post Como verificar o nível do óleo de câmbio – Ford Fusion 2.5 appeared first on Revista O Mecânico.
Como verificar o nível do óleo de câmbio – Ford Fusion 2.5 Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário