domingo, 30 de março de 2025

Conheça o novo padrão de lubrificantes para motores a gasolina e flex

API SQ/ ILSAC GF-7A chega ao mercado nacional a partir do dia 31 de março

A partir de 31 de março de 2025 entra em vigor a nova especificação de óleos lubrificantes para motores a gasolina e flex, marcando a transição do padrão API SP para API SQ. A mudança, implementada pelo American Petroleum Institute (API) e pelo ILSAC (International Lubricant Standardization and Approval Committee), busca atender às demandas dos motores modernos.

A nova especificação será identificada como API SQ / ILSAC GF-7A, seguindo a padronização do setor para garantir alinhamento global e facilitar a identificação para fabricantes, oficinas e consumidores.

Além de abranger os motores a gasolina, a API SQ / ILSAC GF-7A também será aplicável a motores flex no Brasil, que operam com gasolina, etanol ou a mistura de ambos.

“Entre as principais melhorias, o API SQ / ILSAC GF-7A traz avanços significativos como maior eficiência de combustível, melhoria na durabilidade dos motores, proteção mais eficaz contra o desgaste dos componentes internos, manutenção da limpeza dos pistões para maior desempenho e menor acúmulo de resíduos, além do aprimoramento na proteção contra o desgaste da corrente de comando e redução do risco de pre-ignição em baixa velocidade (LSPI)”, explica, Alberto Freitas, head de Vendas da Valvoline no Brasil.

O LSPI é um fenômeno que pode ocorrer em motores modernos, especialmente nos modelos turboalimentados com injeção direta. Ele acontece quando a mistura ar/combustível dentro do cilindro entra em combustão antes do momento correto, gerando explosões descontroladas que podem causar impactos severos nos pistões e outros componentes internos. Essa condição pode resultar em perda de desempenho, aumento do consumo de combustível e até danos irreversíveis ao motor.

The post Conheça o novo padrão de lubrificantes para motores a gasolina e flex appeared first on Revista O Mecânico.


Conheça o novo padrão de lubrificantes para motores a gasolina e flex Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário