Diagnóstico ajuda a determinar se defeito é proveniente da peça ou de outro componente do sistema de ignição
Para existir a centelha de ignição no cilindro, é preciso que a baixa tensão proveniente da bateria seja convertida em alta tensão. A bobina de ignição é responsável por esse processo, sendo fundamental no funcionamento do motor. Assim, a Revista O Mecânico mostra o processo de diagnóstico desse componente no Renault Kwid.
O Kwid vem equipado com motorização única, de 1.0 litro aspirado. O código desse motor é B4D LS, que possui diferenças, como falta da variação do comando de válvulas, em relação ao motor B4D HS que equipou Logan e Sandero. A potência declarada é de 71 cv com torque de 10 kgfm.
O primeiro passo do diagnóstico é verificar a tensão em cada um dos pinos das bobinas, que devem apresentar valores dentro do especificado para cada situação, conforme imagem abaixo.
Também, é importante verificar a resistência elétrica entre os pinos 1 e 2, que na temperatura de 20° C deve ser próxima de 12 Ω.
Por fim, deve-se analisar a continuidade entre os pinos 1 das bobinas e a ECU, verificando também a continuidade entre os pinos 3 e o relé da bomba de combustível.
Dessa forma, é importante que o mecânico execute o diagnóstico nas bobinas de ignição e não apenas as troque, visto que existe a possibilidade de ocorrerem problemas nos fios, conectores, tensão de alimentação e outros, que podem não ser relacionados com o componente em si.
The post Veja como diagnosticar as bobinas de ignição do Renault Kwid appeared first on Revista O Mecânico.
Veja como diagnosticar as bobinas de ignição do Renault Kwid Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário