terça-feira, 25 de março de 2025

Desmontamos o motor do Renault Kardian (Horse HR10) Passo a Passo (Parte 1)

Motor 1.0 litro turbo tem cabeçote em delta, turbina compacta, entrega até 125 cv e usa 70% do motor 1.3 turbo do Duster

Kardian tem motor turbo três cilindros e câmbio de dupla embreagem, mas será que é bom? Veja Raio X

texto Felipe Salomão   fotos Diego Cesilio / Renault divulgação

 

Lançado no Brasil em março de 2024, o Renault Kardian trouxe um novo motor para o mercado brasileiro: o HR10, fabricado pela Horse, uma joint venture entre a Renault e Geely. Esse conjunto mecânico é um 1.0 turbo de até 125 cv, com 220 Nm de torque, além de contar com um cabeçote em delta, uma turbina compacta e 70% dos componentes oriundos do motor 1.3 turbo, que equipa Captur, Oroch e Duster.

Sempre na vanguarda da mecânica, a Revista O Mecânico apresenta o passo a passo completo da desmontagem e montagem do motor Horse HR10, fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná. A visão técnica da desmontagem, com a participação de Denilson Valentini, Analista de Engenharia de Qualidade da Horse, pode ser conferida no nosso canal do YouTube. Para assistir ao vídeo, basta acessar pelo QR Code. Portanto, na revista iremos focar somente no passo a passo. Ademais, também há vídeos explicativos sobre componentes desse motor no nosso Instagram.

 

Desmontagem

1)   Retire os sete parafusos da válvula termostática pilotada utilizando uma chave de 8 mm.

2)   Retire os seis parafusos do corpo de borboleta de aceleração com chave de 8 mm.

3)   Retire os dez parafusos do coletor de admissão com a chave de 8 mm. Observação: os parafusos ficam na peça, assim como o sensor MAP e a válvula PCV.

4)   Retire a válvula de respiro inferior do motor com chave de 8 mm.

5)   Retire os três parafusos do suporte do alternador e do compressor do ar-condicionado com a chave de 8 mm.

6)   Retire os três parafusos do tubo do sistema de arrefecimento com a chave de 8 mm.

7)  Retire os três parafusos dos tubos metálicos da bomba de alta pressão com uma chave especial que simula um soquete aberto. Observação: cuidado para não bater a chave no sensor de pressão da rampa de injeção.

8)   Retire os três parafusos da rampa de injeção com a chave de 8 mm.

9)   Retire os dois parafusos da bomba de alta com a chave de 8 mm.

10) Retire os dois parafusos de cada bobina com a chave de 8 mm.

11) Retire os dois parafusos da bomba de vácuo com a chave de 8 mm.

12) Retire os dois sensores de posição do comando de válvula com a chave de 8 mm. Observação: os sensores não têm uma posição fixa, podendo ser montados fora de ordem.

13) Retire o tubo de entrada do filtro de ar com a chave de 8 mm.

14) Retire o suporte das tubulações da turbina com uma chave de 8 mm e 10 mm.

15) Retire os quatro parafusos da tubulação de entrada do sistema de arrefecimento da turbina com uma chave de 8 mm. Observação: desconecte o conector da sonda lambda com cuidado.

16) Retire o parafuso que fixa a tubulação de retorno com a chave de 8 mm.

17) Retire o tubo de entrada de lubrificação de óleo com a chave de 8 mm.

18) Retire os dois parafusos da tubulação de retorno da turbina com a chave de 8 mm.

19) Retire os parafusos da chapa térmica de proteção do turbo com a chave de 8 mm.

20) Retire os dois parafusos da parte inferior da proteção térmica do turbo.

21) Retire as duas sondas lambda com uma ferramenta especial para remoção.

22) Retire os parafusos do catalisador com uma chave de 13 mm. Observação: remova a cinta metálica com cuidado.

23) Retire os parafusos do catalisador inferior com chave de 13 mm.

 

24) Retire as três porcas da turbina com chave de 10 mm. Observação: remova a turbina com cuidado para não danificar a haste. Retire também a vedação da chapa de vedação da turbina.

25) Retire a polia do virabrequim com o auxílio de uma ferramenta para o parafuso central da polia.

26) Retire a polia com uma chave de 10 mm.

27) Retire os quatro parafusos da bomba d’água com uma chave de 10 mm.

28) Remova a vareta de óleo com chave de 8 mm.

29) Retire os acionadores do VVT com a chave de 8 mm.

30) Retire os parafusos do volante do motor com uma chave Torx 55 mm.

31) Retire o parafuso do bujão do cárter utilizando uma ferramenta específica. Observação: o lubrificante correto deste motor é 5W40.

32) Retire os 23 parafusos da tampa da corrente de distribuição utilizando chave de 8 mm, 10 mm e 13 mm. Observação: a sequência correta pode ser conferida no vídeo disponível pelo YouTube.

33) Descole a tampa com uma espátula. Observação: na montagem, todos os silicones de alta temperatura devem ser aplicados nas peças metálicas.

34) Retire as duas polias VVTs com uma ferramenta especial para travá-las e, em seguida, remova-as com uma chave de 22 mm.

35) Retire o tensor da corrente com uma chave de 8 mm. Observação: use uma ferramenta especial para aliviar a pressão da mola.

36) Retire o trilho da corrente com uma chave de 10 mm. Observação: o terceiro trilho deve ser retirado com as mãos, assim como as polias VVTs e a corrente.

37) Retire os parafusos da tampa do cabeçote sempre em “X” com chave de 8 mm. Observação: use uma espátula para remover a tampa do cabeçote.

38) Retire os quatro mancais de admissão e escape com a chave de 8 mm. Observação: os mancais de admissão são identificados pelas letras A, B, C e D, enquanto os de escape são numerados de 1 a 4.

39) Retire os dois mancais inferiores com as mãos.

40) Retire cuidadosamente o comando de válvulas com as mãos.

41) Retire os balancins e os tuchos hidráulicos com as mãos. Observação: não há sequência ou lado definido para remoção e montagem.

42) Retire os oito parafusos com a chave Allen de 10 mm. Observação: a sequência de desmontagem está no vídeo do QR Code.

43) Remova o cabeçote com cuidado e, em seguida, a junta metálica do cabeçote.

44) Para desmontar os pistões, deixe a letra “W” voltada para a distribuição.

45) Retire os dez parafusos da tampa inferior do cárter com chave de 8 mm, desapertando-os em cruz.

46) Retire o filtro de óleo com uma chave de 27 mm. Observação: o filtro de óleo é do tipo cartucho de papel.

47) Retire o trocador de calor com uma chave de 8 mm. Observação: todas as juntas de borracha devem ser substituídas na montagem.

48) Retire os dois parafusos do pré-filtro com chave de 8 mm.

49) Remova a corrente da bomba de óleo, começando pelo tensionador, que pode ser retirado com as mãos.

50) Retire a bomba de óleo utilizando chave de 8 mm e 10 mm.

51) Retire as capas das bielas com uma chave de 11 mm.

52) Retire os pistões com as mãos.

53)    Retire o virabrequim com cuidado.

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