Folgas e vibrações estão entre os problemas que podem acontecer com o mancal e a cruzeta
O eixo cardan, responsável por transmitir o torque e a rotação do motor para as rodas, é utilizado em veículos com tração traseira, caminhões, ônibus, veículos 4×4 e algumas motocicletas mais robustas. O eixo é composto por diferentes peças, como cruzeta, mancal, terminal, luva, ponteira, pontuva, luveira, garfo e flange.
O coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, Leandro Leite, informa alguns sinais de problemas com o eixo cardan. “Cruzetas podem apresentar folgas e gerar ruídos, indicando necessidade de troca. Já o mancal central pode apresentar folga, ruído no rolamento e vibrações excessivas decorrente da fadiga da borracha”, adverte. Quanto à luva, ponteira, pontuva e luveira, é excepcional verificar a existência de folga no entalhado ou ruídos anormais.
Segundo Leite, pode haver desgaste no assentamento da cruzeta no garfo ou no flange, assim como no terminal do câmbio ou diferencial, o que pode comprometer a eficiência da transmissão de força.
Caso a verificação, de acordo com o período indicado no manual do veículo, do eixo cardan constate algum problema com o componente, é importante que as peças desgastadas sejam substituídas.
The post Problemas comuns que podem ocorrer no eixo cardan appeared first on Revista O Mecânico.
Problemas comuns que podem ocorrer no eixo cardan Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário