No momento da troca das pastilhas, outros itens devem ser avaliados, além dos discos e sua limpeza
As pastilhas de freio são compostas por material abrasivo que faz o atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. O desgaste natural da peça ocorre com o uso. Por isso, a Jurid recomenda realizar uma revisão das pastilhas e de outros itens para garantir a eficiência nas frenagens.
Segundo a gerente da Jurid, Ana Paola Sartori, os sinais mais comuns de desgaste são ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo. “Para facilitar a identificação de quando chega a hora da troca, vários modelos de pastilhas de freio possuem sensores eletrônicos ou mecânicos que avisam que a vida útil chegou ao fim, evitando que outras peças do sistema de frenagem se danifiquem antes do tempo”, explica.
É necessário fazer uma avaliação geral nos outros itens do freio, como os discos que devem estar dentro da espessura limite, quando abaixo a eficiência de frenagem pode ser comprometida. A limpeza dos discos, com álcool isopropílico ou detergente neutro, é essencial para evitar que resíduos contaminantes entrem em contato com as pastilhas, provocando espelhamento do material de atrito das peças novas.
“Aproveitando esse momento, o mecânico deve verificar as condições de outros componentes, como pinos deslizantes das pinças, ajustes no freio traseiro, nível do fluido, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas”, comenta Ana Paola. Outro cuidado importante é efetuar o pré-assentamento das pastilhas após efetuar a substituição do componente, e orientar o cliente ou dono do carro que por, aproximadamente 300 km, realize frenagens suaves.
The post Saiba o que avaliar durante a revisão do sistema de freio do veículo appeared first on Revista O Mecânico.
Saiba o que avaliar durante a revisão do sistema de freio do veículo Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário