quinta-feira, 6 de março de 2025

Como diagnosticar um cilindro de ignição com problemas

Sintomas podem ser simples, como dificuldade de girar a chave, até mais graves, como desligamento do motor com o carro em movimento

Na maioria dos veículos com chave física, ou seja, sem chave presencial, o cilindro de ignição desempenha a função de permitir o destravamento da direção e ativação da parte elétrica do veículo quando a chave é girada. Dessa forma, podem ocorrer problemas graves com a falha desse componente. Pensando nisso, a Revista O Mecânico traz dicas para diagnosticar defeitos nessa peça.

O cilindro de ignição opera como um interruptor, direcionando a energia para os circuitos que estão selecionados e cortando a energia para os outros, quando os contatos mudam de posição. Normalmente, há quatro posições para um interruptor de ignição como Off, acessórios ou ACC, On e Start.

Um dos principais sintomas de defeitos no componente é uma chave difícil de girar ou travada na ignição. Isso acontece quando o cilindro está emperrado ou muito desgastado. Outro sintoma é o motor não dar a partida, visto que se os contatos elétricos falharam, ao girar a chave não será possível ligar o motor, pois o circuito do motor de partida não será energizado.

Também, quando o motor dá partida e logo em seguida morre, pode indicar um problema com o sistema antifurto no cilindro de ignição, que permite que o motor dê partida, mas não reconhece uma chave válida. Além disso, um cilindro de ignição com defeito pode impedir que os acessórios e funções auxiliares funcionem corretamente, sinalizando defeitos.

Por fim, em certas situações, um cilindro de ignição com defeito pode perder a conexão elétrica enquanto o veículo é dirigido, como ao passar por buracos, lombadas ou ao girar o volante. Essa situação é grave e pode causar acidentes, dado o desligamento repentino do motor com o veículo em movimento.

As principais causas dos problemas mencionados são a corrosão nos terminais, defeitos na fiação do componente, conexões soltas ou com mal contato, curtos-circuitos, picos de tensão ou corrente e danos físicos no cilindro de ignição, como os ocasionados por impactos, objetos pesados pendurados na chave ou até tentativa de furto.

Dessa forma, o mecânico deve ter atenção na análise desse componente, visto que esses sintomas podem ser difíceis de replicar e de diagnosticar, com a maioria dos casos progredindo lentamente até que o defeito apareça completamente.

 

The post Como diagnosticar um cilindro de ignição com problemas appeared first on Revista O Mecânico.


Como diagnosticar um cilindro de ignição com problemas Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário