sexta-feira, 14 de março de 2025

Vela comum Vs vela de Iridium: devo trocar? Por que?

As velas de irídio proporcionam maior durabilidade, porém, a substituição depende de um fator

Nos motores a combustão interna, as velas de ignição desempenham um papel importante que é a condução da tensão elétrica no interior da câmara de combustão em forma de faísca, assim, inflama a mistura de ar/combustível dentro do cilindro.

No mercado de peças automotivas, é comum o mecânico se deparar com dois tipos de velas: comum e de irídio. E muitos consumidores atentos às propagandas podem ser conduzidos a acreditar que uma vela de irídio ou Iridium é “sempre melhor”. Mas qual a diferença entre elas?

As velas de ignição comuns utilizam o cobre no eletrodo central, e possuem vida útil próxima dos 40.000 km, com algumas variações construtivas que podem chegar até 60.000 km.

Já as feitas em irídio, tem vantagens na durabilidade, condução de energia e controle mais regular da centelha. Velas produzidas desse material, podem proporcionar uma vida útil de até 100.000 km.

Dessa maneira, é normal que, para fins de durabilidade, a vela de irídio seja cogitada no momento da substituição do componente no sistema de ignição do veículo. Porém, não são todos os veículos que permitem essa troca.

Quando o veículo utiliza uma vela comum, há necessidade de verificar se foi desenvolvida alguma vela de ignição de irídio para o modelo em alguma das fabricantes de componentes, caso contrário, não se deve adaptar uma vela que não foi desenvolvida para o veículo.

As velas de diferentes materiais apresentam grau térmico diferentes, e se aplicadas velas de irídio que não foram desenvolvidas para o veículo específico, problemas como a queda de desempenho do motor, danos a outros componentes e até consumo mais elevado, irão ocorrer. Ou seja, ao invés de melhor eficiência ou economia da propaganda o motorista pode ter problemas com o carro derivado de uma queima inadequada.

Por isso, é sempre importante o mecânico verificar o catálogo de fabricantes das velas de ignição e utilizar apenas as velas recomendadas e desenvolvidas para o veículo. Da mesma forma deve orientar o cliente a respeito desse tipo de vela para não fazer uma substituição desnecessária ou até mesmo prejudicial para o carro.

The post Vela comum Vs vela de Iridium: devo trocar? Por que? appeared first on Revista O Mecânico.


Vela comum Vs vela de Iridium: devo trocar? Por que? Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/

Nenhum comentário:

Postar um comentário