segunda-feira, 17 de março de 2025

Defeitos no cubo e rolamento de roda: como identificar?

Componentes são essenciais para a transmissão do movimento para a roda

O cubo da roda conecta a roda na suspensão e permite que ela gire e suporte o peso do carro, com os rolamentos da roda reduzindo o atrito e permitindo o movimento da roda. Para auxiliar no diagnóstico desses componentes importantes da suspensão, a Revista O Mecânico mostra os principais sinais de desgaste no cubo e rolamentos de roda.

Um dos principais indicativos de problemas nesses componentes são ruídos como um “zumbido”, visto que um cubo de roda defeituoso pode causar barulhos que aumentam conforme a velocidade, que normalmente sinalizam que os rolamentos da roda estão desgastados.

O desgaste irregular dos pneus também pode indicar que o conjunto do cubo da roda não está mais mantendo as rodas alinhadas corretamente, fazendo com que o contato entre o pneu e o asfalto não seja uniforme, ocasionado um desgaste desigual. Também, uma vibração excessiva no volante, principalmente ao fazer curvas, pode sugerir folga lateral excessiva no cubo da roda.

Para diferenciar os sintomas de defeitos entre cubo e rolamentos de roda e outros problemas gerais de suspensão, é preciso se atentar que defeitos no cubo de roda geralmente produzem um ruído contínuo, que fica mais alto com a velocidade.

As principais causas de falhas prematuras nesses componentes são ruas ruins, como as que possuem muitos buracos, visto que forças de impacto são maiores, umidade e sujeira, que podem se infiltrar no conjunto e diminuir lubrificação nos rolamentos e levando a um desgaste prematuro e, também, uma montagem incorreta dos componentes, que fará com que trabalhem fora de especificação e falhem de maneira prematura.

Dessa forma, substituir esses componentes quando apresentam defeitos é essencial para a segurança, visto que um cubo de roda ruim pode resultar na separação da roda, fazendo com que o veículo perca o controle. Além disso, usar o carro com essas peças desgastadas pode afetar os demais integrantes da suspensão como bieletas, braços, terminais e outros, aumentando os custos de manutenção.

 

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