Apenas substituir o componente não é suficiente para resolver problemas
Algumas práticas feitas durante e após a substituição da junta do cabeçote podem aumentar a durabilidade do motor restaurado, para que ele possa continuar funcionando por mais tempo. Pensando nisso, a Revista O Mecânico mostra os principais procedimentos e práticas que podem auxiliar na longevidade do conjunto.
A junta do cabeçote fica localizada entre o bloco do motor e o cabeçote, vedando as câmaras de combustão, garantindo que a compressão seja mantida e evitando que o líquido de arrefecimento e o óleo se misturem.
Um dos fatores mais importantes para garantir a longevidade de um motor que trocou a junta do cabeçote é a qualidade na hora da manutenção. Isso pode ser obtido quando a especificação da junta original é respeitada e o procedimento de aperto é seguido, além da verificação da planicidade do bloco e cabeçote e utilização de parafusos novos quando solicitado. Essas medidas garantem que a manutenção seja feita de acordo com os padrões das fabricantes.
Também, apenas substituir a junta do cabeçote não basta para aumentar a vida útil do motor. É preciso achar as causas que levaram aos defeitos na junta, como superaquecimento, deterioração do material, empenamentos e demais problemas. Situações como perda de potência, perda de compressão e contaminação do óleo ou líquido de arrefecimento podem sinalizar situações que causam defeitos na junta.
Dessa forma, é preciso ter especial atenção quanto ao sistema de arrefecimento e lubrificação do motor, usando as especificações corretas dos fluidos, por exemplo, para evitar que a nova junta desgaste precocemente e prejudique a durabilidade do motor.
Terminada a troca da junta do cabeçote, alguns fatores podem melhorar a longevidade do motor durante o uso, como os hábitos de direção, que podem afetar negativamente a duração do propulsor. Uma direção muito agressiva ou com altas cargas pode fazer com que os componentes falhem prematuramente.
Por fim, o mecânico deve ter atenção quanto ao procedimento de substituição e, principalmente, na resolução dos problemas que ocasionaram a troca da junta do cabeçote. Dessa maneira, a necessidade de retrabalhos será diminuída e a vida útil do motor será ampliada.
The post Veja como prolongar a vida útil do motor após a troca da junta de cabeçote appeared first on Revista O Mecânico.
Veja como prolongar a vida útil do motor após a troca da junta de cabeçote Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário