Propulsor equipou vários modelos de entrada da marca com diversas tecnologias que eram inéditas no país
artigo por Murilo Marciano Santos fotos Arquivo Bosch
Com 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, o motor N20B20B que equipou veículos da BMW como o 320i F30 e X1 E84 conta com uma série de tecnologias como injeção direta, variação no levante das válvulas (Valvetronic), variação no tempo de abertura das válvulas (VANOS), entre outras. O sincronismo é feito por corrente, e, para auxiliar no ajuste desse sincronismo, a Revista O Mecânico traz os procedimentos detalhados a serem seguidos pelo mecânico no dia a dia das oficinas.
Antes de desmontar os componentes, marque os comandos de válvulas e as engrenagens dos comandos, para facilitar o alinhamento durante a montagem.
A corrente de distribuição, junto com as guias dos eixos excêntricos, poderá ser desmontada pela parte superior do motor como mostra a referência (A). Durante o processo de montagem, é preciso manter o conjunto variador pressionado contra a calha-guia da corrente de distribuição.
Procedimento para sincronizar o ponto das válvulas:
Passo 1: gire o virabrequim até que o pistão do primeiro cilindro fique no ponto morto superior (PMS).
Passo 2: verifique se os cames do eixo do comando de válvulas no primeiro cilindro estão voltados para cima em ângulo (C).
Passo 3: verifique se as marcações no eixo do comando de válvulas (D) estão posicionadas para cima.
Passo 4: monte a ferramenta de alinhamento dos eixos excêntricos de comando de acordo com as referências (E), (F) e (G). A ferramenta deve encaixar sem muito esforço, encostando na face do cabeçote.
Passo 5: instale a ferramenta de travamento do VANOS (H) e fixe-a no cabeçote do motor, instalando também as travas (I) para o bloqueio dessa ferramenta.
Passo 6: bloqueie o eixo de equilíbrio e retire o tampão cego no bloco do motor (J).
Passo 7: monte a ferramenta de travamento conforme referência (K).
Procedimento para sincronizar os eixos excêntricos de comando:
Passo 1: Solte o aperto dos parafusos centrais das polias do comando (L).
Passo 2: Gire as polias até que seja possível encaixar a ferramenta de alinhamento dos eixos excêntricos (E), (F) e (G).
Passo 3: Desmonte o conjunto tensor (M), girando os componentes até encaixar facilmente as travas de bloqueio da ferramenta travamento do VANOS (I).
Passo 4: Instale a ferramenta de pré-tensão (N) apertando o parafuso de regulação até encostar na calha. Com essa ferramenta, monte a corrente de distribuição com uma pré-tensão de 0,6 Nm.
Passo 5: Aperte o parafuso central das duas polias dos eixos excêntricos de comando (L), em duas fases, a primeira com torque de 55 Nm e depois mais 55°.
O motor estará com o sincronismo dos eixos excêntricos de comando correto.
Passo 6: Desmonte a trava de posicionamento do volante (B), a ferramenta de travamento do VANOS (H), a ferramenta de posicionamento dos eixos excêntricos (E), (F) e (G) e a ferramenta de pré-tensão (N).
Passo 7: Monte o conjunto tensor (M).
Passo 8: Gire o virabrequim no sentido horário em duas voltas completas.
Passo 9: Confira se o sincronismo está correto, encaixando novamente todas as ferramentas, que devem entrar sem esforços excessivos. Finalize o processo desmontando-as.
Na instalação da polia do virabrequim, nos parafusos periféricos deve ser realizado o aperto cruzado, com torque de 35 Nm. Para o parafuso central, o aperto é feito em duas etapas, primeiro com 100 Nm e depois 270°.
Para garantir uma reparação correta, o mecânico deve seguir todos os procedimentos recomendados pela fabricante. Também é de suma importância o uso de peças de qualidade. Além disso, para uma boa durabilidade do conjunto é importante realizar as manutenções preventivas preconizadas pela montadora.
The post Como fazer a sincronização do motor BMW 2.0 Turbo N20B20B appeared first on Revista O Mecânico.
Como fazer a sincronização do motor BMW 2.0 Turbo N20B20B Publicado primeiro em http://omecanico.com.br/feed/
Nenhum comentário:
Postar um comentário