quinta-feira, 6 de março de 2025

Como fazer a sincronização do motor BMW 2.0 Turbo N20B20B

Propulsor equipou vários modelos de entrada da marca com diversas tecnologias que eram inéditas no país

artigo por Murilo Marciano Santos   fotos Arquivo Bosch

 

Com 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, o motor N20B20B que equipou veículos da BMW como o 320i F30 e X1 E84 conta com uma série de tecnologias como injeção direta, variação no levante das válvulas (Valvetronic), variação no tempo de abertura das válvulas (VANOS), entre outras. O sincronismo é feito por corrente, e, para auxiliar no ajuste desse sincronismo, a Revista O Mecânico traz os procedimentos detalhados a serem seguidos pelo mecânico no dia a dia das oficinas.

Antes de desmontar os componentes, marque os comandos de válvulas e as engrenagens dos comandos, para facilitar o alinhamento durante a montagem.

A corrente de distribuição, junto com as guias dos eixos excêntricos, poderá ser desmontada pela parte superior do motor como mostra a referência (A). Durante o processo de montagem, é preciso manter o conjunto variador pressionado contra a calha-guia da corrente de distribuição.

 

Procedimento para sincronizar o ponto das válvulas:

 

Passo 1: gire o virabrequim até que o pistão do primeiro cilindro fique no ponto morto superior (PMS).

 

Passo 2: verifique se os cames do eixo do comando de válvulas no primeiro cilindro estão voltados para cima em ângulo (C).

 

Passo 3: verifique se as marcações no eixo do comando de válvulas (D) estão posicionadas para cima.

 

Passo 4: monte a ferramenta de alinhamento dos eixos excêntricos de comando de acordo com as referências (E), (F) e (G). A ferramenta deve encaixar sem muito esforço, encostando na face do cabeçote.

Passo 5: instale a ferramenta de travamento do VANOS (H) e fixe-a no cabeçote do motor, instalando também as travas (I) para o bloqueio dessa ferramenta.

Passo 6: bloqueie o eixo de equilíbrio e retire o tampão cego no bloco do motor (J).

Passo 7: monte a ferramenta de travamento conforme referência (K).

Procedimento para sincronizar os eixos excêntricos de comando:

 

Passo 1: Solte o aperto dos parafusos centrais das polias do comando (L).

 

Passo 2: Gire as polias até que seja possível encaixar a ferramenta de alinhamento dos eixos excêntricos (E), (F) e (G).

 

Passo 3: Desmonte o conjunto tensor (M), girando os componentes até encaixar facilmente as travas de bloqueio da ferramenta travamento do VANOS (I).

 

Passo 4: Instale a ferramenta de pré-tensão (N) apertando o parafuso de regulação até encostar na calha. Com essa ferramenta, monte a corrente de distribuição com uma pré-tensão de 0,6 Nm.

 

Passo 5: Aperte o parafuso central das duas polias dos eixos excêntricos de comando (L), em duas fases, a primeira com torque de 55 Nm e depois mais 55°.

 

O motor estará com o sincronismo dos eixos excêntricos de comando correto.

 

Passo 6: Desmonte a trava de posicionamento do volante (B), a ferramenta de travamento do VANOS (H), a ferramenta de posicionamento dos eixos excêntricos (E), (F) e (G) e a ferramenta de pré-tensão (N).

 

Passo 7: Monte o conjunto tensor (M).

 

Passo 8: Gire o virabrequim no sentido horário em duas voltas completas.

Passo 9: Confira se o sincronismo está correto, encaixando novamente todas as ferramentas, que devem entrar sem esforços excessivos. Finalize o processo desmontando-as.

 

Na instalação da polia do virabrequim, nos parafusos periféricos deve ser realizado o aperto cruzado, com torque de 35 Nm. Para o parafuso central, o aperto é feito em duas etapas, primeiro com 100 Nm e depois 270°.

Para garantir uma reparação correta, o mecânico deve seguir todos os procedimentos recomendados pela fabricante. Também é de suma importância o uso de peças de qualidade. Além disso, para uma boa durabilidade do conjunto é importante realizar as manutenções preventivas preconizadas pela montadora.

 

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